Agora MT Variedades Moda e Beleza Veja os benefícios para a beleza que só a gestante desfruta
MODA E BELEZA

Veja os benefícios para a beleza que só a gestante desfruta

Da Redação com Vix
VIA

Durante o período gestacional, a mulher apresenta muitas restrições quanto ao uso de cosméticos, o que torna os cuidados estéticos mais complexos e delicados. Por outro lado, o aumento da produção de hormônios, que é o grande responsável pelas mudanças no corpo da mulher durante a gravidez, pode ser vantajoso em alguns aspectos, mas também causa alguns desequilíbrios em outros. Entenda como lidar com essa oscilação hormonal.

Coisas boas e ruins dos hormônios na gestação
O aumento da produção de hormônios é o responsável pelas mudanças no corpo da mulher durante a gravidez. A progesterona, principalmente, que ajuda a preparar o corpo para gravidez, também contribui para a saúde dos cabelos e da pele. Outros hormônios como a prolactina e o estrogênio, além da progesterona, também passam a provocar uma hipertrofia da glândula mamária, ou seja, o corpo se prepara para a produção de leite.

Benefícios para a beleza
As mudanças nos níveis de estrogênio e progesterona também são responsáveis por:

Deixar a pele viçosa;
Reduzir a queda de cabelo;
Ajudar no crescimento dos fios.
Os cabelos ficam mais bonitos durante a gravidez graças ao aumento de estrógeno ao longo da gestação. Quando o bebê nasce, a placenta, que é a responsável pelo aumento de estrógeno, é retirada e acontece uma alteração abrupta hormonal, que pode alterar a fase de desenvolvimento do cabelo. Por isso, o cabelo cai e é totalmente normal.

Mas os mesmos hormônios que fazem bem à pele e cabelos na gravidez, acabam fazendo com que a mulher sofra com o surgimento de estrias, acne e maior probabilidade de manchas na pele. Veja algumas dicas de como tratá-las:

Acne
Para coibir acne, comum pelo aumento da produção das glândulas sebáceas provocada pela alta dos hormônios, a recomendação é lavar o rosto três vezes ao dia com sabonete neutro e priorizar o uso de filtro solar e cosméticos não-oleosos. Como durante o período gestacional a mulher apresenta muitas restrições quanto ao uso de cosméticos, para evitar complicações, busque orientação com um dermatologista antes de se submeter a qualquer procedimento.

Melasmas
O aumento de progesterona no organismo, potencializa a produção de pigmentos na pele. “Essa condição para o aparecimento de manchinhas escuras ou “mais acastanhadas” na pele é ainda agravado com grande exposição ao sol”, diz a dermatologista.

Nesse sentido, o uso de filtro solar é essencial na hora de cuidar da pele também durante a gestação. Além de prevenir contra o câncer de pele, o protetor minimiza o risco de aparecimento de manchas e alterações na cor da pele. Proteções físicas, como óculos e chapéus, também podem evitar que você não se torne parte da estatística de que 50% a 70% das mulheres grávidas apresentam manchas pelo corpo.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas