Os atendimentos de Cidadania da sétima edição da Caravana da Transformação, em Alta Floresta, serão nesta sexta-feira e sábado (09 e 10.06). Nesse período, conhecido como “Dias D” são oferecidos serviços de mais de 20 entidades municipais, estaduais e federais coordenados pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

Para os atendimentos de cidadania é montada uma estrutura divida em estandes. Dessa forma, quem for até a Caravana poderá ser atendido nos espaços de cada entidade por ordem de chegada das 08h às 16h, no Complexo Esportivo Geraldo Gomes “Pezão”.

Nos espaços destinados a Setas, a população poderá solicitar a 2º via de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, emitir foto ¾, copiar e plastificar documentos, todos esses serviços sem custo. A Setas ainda realiza intermediação de mão de obra e inscrição em cursos técnicos e profissionalizantes por meio do Programa Emprega Rede e Sistema S, e oficina de estética em parceria com a Escola Galvan de Cabeleireiros que realizará atendimentos supervisionados para a qualificação da turma realizada durante a Caravana.

Leia também:  No primeiro semestre, população envia 11 mil mensagens à Rede de Ouvidorias em MT

Entre os serviços mais solicitados em outras edições da Caravana está a carteira de identidade. A solicitação da 1ª e 2ª via do documento é realizada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec). Para mais informações sobre documentos necessários e valor da taxa referente a emissão da 2ª via do documento aqui.

A 1ª e 2ª via do CPF pode ser solicitada no espaço destinado ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A carteira de trabalho será emitida gratuitamente no local por servidores da Superintendência Regional do Trabalho. Já a carteira de pescador amador solicitada no estande da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) é gratuita para maiores de 65 anos e aposentados.

Leia também:  Após articulação do MPE, escola sonhada há mais de 10 anos vai se concretizar

Também sem custo são realizados o cadastramento no CADÚnico e Programa Bolsa Família. O serviço é oferecido pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Alta Floresta que também realiza a solicitação da Carteira de Idoso, que permite o acesso a transportes municipais e intermunicipais de forma gratuita, entre outros benefícios.

Durante os “Dias D” da Caravana o Tribunal de Justiça (TJ/MT) realiza audiências para o reconhecimento de paternidade, espontânea ou não. A instituição também leva o Projeto Padrinhos, para a atenção a crianças e adolescente acolhidas em abrigos institucionais e o mutirão fiscal com negociação de débitos tributários municipais. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) realiza um mutirão fiscal, com negociação pelo Refis (Programa de Recuperação de Crédito) de débitos relativos a ICMS, IPVA e ITCD.

Leia também:  Município de MT registra tremor de terra e deixa moradores preocupados

Os espaços reservados as Secretaria de Estado de Trabalho de Educação Esporte e Lazer (Seduc), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e de Cultura (SEC) possuem programações especiais para as crianças e adolescentes.

A Seduc leva mais uma vez o espaço recreativo com cama elástica, mesa de pebolim, jogos de dama e dominó. Já a Sec estará no espaço de cidadania com a Biblioteca Itinerante, na qual realiza doação de livros, oficinas pedagógicas com pintura, desenhos e contação de histórias. Além da apresentação do acervo eletrônico da Biblioteca Estadual.

Enquanto a Secitec apresenta os programas Jovem Empreendedor e Catis (inclusão digital) com realidade virtual, games, drone e robótica, e oficinas infantis.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.