Olá, estava contando os minutos para que essa semana chegasse para publicar essa matéria que vem seguindo a mesma pegada das outras. O cuidado com os ambientes em que nós vivemos com um zelo não só nos detalhes que são bonitos aos olhos, como um elemento decorativo por exemplo, mas uma atenção no contexto todo. Isso é a essência da arquitetura.

Vimos sobre paisagismo, iluminação e agora vamos ver sobre ventilação natural. Tão importante o todo de um ambiente bem planejado que as vezes nós arquitetos quebramos a cabeça para encontrar a melhor solução e conforto ao usuário. Em alguns casos a ventilação anda junto com a iluminação natural, pela questão da entrada de luz ser a mesma da de ar. Ter um ambiente bem ventilado ou que use a ventilação natural como forma de amenizar a temperatura pode ser uma grande aliada do nosso bolso!

Leia também:  Blog | Arquitetando Agora estreia com dicas de como inserir o 'verde' ao ambiente

Como é algo não muito visível é mais fácil mostrar em cortes o caminho do vento. Já deixamos claro o percurso e como ele passeia nos ambientes. Neste corte é possível ver todas as dicas que já vimos até hoje. Começando pelo jardim vertical que bloqueia o sol, usando a luz solar como aliada e por fim possibilitando entrada e saída corretas de ar!

Imagem: giacomo arquitetura
Foto: Giacomo Arquitetura

Quando uma imagem vale mais que mil palavras a gente faz como?! Às vezes na hora de construir ou reformar nós torcemos o nariz e queremos reduzir alguns gastos que aparentemente são inofensivos, como “para que uma janela deste tamanho?”. É fundamental em áreas molhadas que o ar e a luz naturais entrem, evita mofo e mau cheiro no ambiente.

Leia também:  Saiba como utilizar a iluminação natural | Arquitetando Agora
Imagem: marcelar
Foto: Marcelar

A mesma preocupação com ambientes molhados se encaixa em cozinhas ou locais que há preparação de alimentos, principalmente pela questão dos odores. Quem tem uma cozinha com má ventilação sabe o que eu estou falando. Nessa cozinha, por exemplo, podemos ver duas aberturas, a da janela e da porta. Se alguma delas estiver no sentido correto do vento ele irá entrar por uma e sair por outra. Desta forma, o cheiro da preparação dos alimentos não fica preso.

Imagem: Pinterest luz
Foto: Pinterest

Para finalizar, esses esboços mostram o caminho do vento e o quanto é importante pensar em detalhes que fazem toda a diferença no dia a dia e na qualidade de quem usa os ambientes.

Leia também:  Veja o que é tendência | Arquitetando Agora
Imagem: montagem
Foto: acervo pessoal

Bom deixar claro que a mesma preocupação que se deve ter com o uso correto das entradas de luz, deve se ter para a de ventilação natural. Para ao invés de criar soluções, gerar problemas! Abra as portas e janelas, deixe a luz e o vento entrarem! Espero que você tenha gostado das dicas! Compartilhe, execute, comente e mande duvidas ou sugestões de matérias. Quero que você caminhe comigo na construção desse projeto.

Um abraço e até semana que vem.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.