Imagem: festa junina
Foto: Reprodução

As festas juninas são repletas de guloseimas calóricas, uma verdadeira tentação. Os mais conhecidos são a pamonha, a maçã do amor, a canjica, o pé-de-moleque e o quentão, exemplos marcantes de calorias e ao mesmo tempo irresistíveis comidas típicas das festas caipiras.

Assim fica difícil escolher os melhores alimentos e evitar abusos, não é mesmo?

Essas guloseimas são cheias de calorias e gorduras. Mas para quem quer manter a boa forma e seguir uma alimentação saudável durante essa época, tentar ter o controle das guloseimas é fundamental. O cuidado maior, são com os excessos, pois a maioria desses alimentos são carregados em gorduras e açúcares.

A bebida alcoólica também pode acabar sendo uma preocupação durante essas festas, o álcool faz a desidratação do corpo, por isso, é importante beber água nos intervalos, vai ajudar a diminuir a quantidade de álcool ingerido ao longo da festa.

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Segundo a Nutricionista Emanueli Krauspenhar mesmo com tantos cuidados, há sempre aquela chance de exagerar. “O importante é não se desesperar e procurar retomar uma alimentação variada, equilibrada, com bom consumo de água, além de manter uma rotina de atividades físicas. Pode-se também incrementar a alimentação nos dias seguintes com alimentos mais desintoxicastes, como brócolis, as frutas vermelhas, o alho, gengibre, limão e até maçã.

Uma dica importante, é sempre fazer um lanche antes de sair de casa, não indo a festa com muita fome.

A nossa Nutricionista separou alguns alimentos mais indicados, para comer, sem culpa nas festas:

  • Amendoim: Ele traz diversos benefícios à saúde, pois contém vitamina e, é um poderoso antioxidante e sua gordura é muito importante.
  • milho: usado na preparação do bolo de milho, pamonha e milho cozido. são fonte de folato (necessário para produzir glóbulos vermelhos) e tiamina (auxilia no metabolismo da energia, mantém o apetite e as funções nervosas em equilíbrio), vitamina a e c, potássio, ferro e fibras.
  • Batata doce: é servida assada nessa época. Ela tem um índice glicêmico baixo, isso significa que ela eleva lentamente a taxa de açúcar no sangue e, assim, libera pouca insulina.
  • Pinhão:é servido cozido. Apesar de ser fonte de amido – que o torna rico em calorias. É fonte de ômega 6 e 9, que auxiliam no controle do colesterol sanguíneo.
  • pipoca:a pipoca é um alimento rico em antioxidantes, substância essencial para combater a ação dos radicais livres.
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Enfim, aproveite a “festança” cante e dance, assim gasta mais calorias.

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