Olá querido leitor, me chamo Marcos Antônio Filho, tenho 24 anos e sou Arquiteto e Urbanista! Atuo na cidade de Rondonópolis – MT no meu próprio escritório e tenho o prazer de iniciar esse projeto todas as Quartas-feiras no AGORA MT sobre um tema que eu amo e que escolhi como profissão: ARQUITETURA.

Serão pauta dos nossos encontros semanais inúmeras áreas da arquitetura que pretendem ajudar você a solucionar dúvidas e se inspirar na hora de construir, reformar e decorar seu ambiente de uma forma que se encaixe na realidade da nossa cidade!

Nas próximas semanas vamos ver como é bom ter verde em casa, como é bom ter luz natural nos ambientes e como é bom saber que o mundo agradece seu pequeno gesto!
Nesse post vou mostrar alguns truques de paisagismo que vão colaborar no conforto térmico, na estética e melhor que isso, diminuir custo de energia!

Leia também:  Saiba como escolher o melhor vidro para aplicar no seu ambiente | Arquitetando Agora

Vamos iniciar nossas inspirações com essa parede verde que fica em uma sala de estar com muita luz e muita classe. Bem além de uma função estética, as paredes verdes auxiliam muito no conforto térmico (e vamos combinar, que no clima da nossa cidade qualquer ajuda vale ouro, não é mesmo?!). Um detalhe que vale para qualquer tipo de jardim, seja ele interno ou externo, é a escolha da vegetação adequada. Isso conta muito na hora da manutenção e durabilidade do seu jardim.

Imagem: pinterest 1
Fonte: Pinterest

Essa dica vem de um conceituado paisagista chamado Alex Hanazaki, ele é mestre em unir o verde nos ambientes. Nesse projeto ele deu destaque a uma árvore frutífera e que se adéqua super bem ao nosso clima que é a Jabuticabeira.

Leia também:  O Container | Arquitetando Agora

As arvores de pequeno e grade portes são aliadas dos paisagistas da nossa região, elas conseguem bloquear boa parte da insolação direta na edificação, além de criar espaços aconchegantes e de convivência para os usuários.

Imagem: Alex Hanazaki Foto. Pedro Abude Editora Globo
Foto: Pedro Abude

Já os famosos jardins de inverno são velhos conhecidos nossos, mas que tem uma função tão potente quanto os outros locais com paisagismo nas nossas construções. Esse tipo de jardim funciona como uma “chaminé” para permitir que o ar se renove no ambiente e também como “pulmão verde”, colocando um ar novo e mais puro. Além do mais, com o auxílio de outros elementos como nesse caso uma fonte, ajuda ainda mais no conforto térmico e sem contar que só de observar essa imagem já consigo imaginar o barulhinho da água (Quero agooora uma lá em casa).

Imagem: pinterest 3
Fonte: Pinterest

Para você já começar a colocar um pouco de verde no seu ambiente, vou te mostrar uma sugestão de uma espécie de planta que é usada há muito tempo (e que se você já não tem uma em casa, a vizinha, comadre ou tia vai ter pra te dar uma mudinha), mas que agora retorna com tudo pela praticidade, beleza e simples manutenção. São as Espadas de São Jorge. Suportam espaços que tem insolação direta como também sem sol, mas com boa claridade, já quanto às irrigadas se ficar em espaço aberto, suporta de 2 a 3 dias, nos ambientes mais fechados de 3 a 4.

Leia também:  Lembre-se da tomada!!! Venha conferir a importância do projeto elétrico | Arquitetando Agora
Imagem: pinterest 4
Fonte: Pinterest

Espero que você tenha gostado das dicas! Compartilhe, execute, comente e mande dúvidas ou sugestões de matérias. Quero que você caminhe comigo na construção desse projeto.

Um abraço e até semana que vem.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.