Em 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS), decretou o dia 14 de Junho como: o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo desta data é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente.

O hemocentro de Rondonópolis, na véspera do feriado de Corpus Christi (15), faz um reforço à população. Durante esse período de grande fluxo nas estradas da região a demanda do fornecimento das bolsas de sangue do hemocentro aumentam, devido aos acidentes nas rodovias.

De acordo com a técnica de captação da unidade, Kenia de Lima, a coordenação do banco realiza um trabalho incansável para o estoque nunca chegar a uma escala negativa; e por isso sempre trabalham com campanhas de conscientização ao cidadão.

Leia também:  Técnico do União lamenta: “Dava para ir mais longe”

O foco é fazer com que mais pessoas se tornem doadores fixo a unidade de captação, Kenia explica a reportagem do AGORA MT, que “nos últimos dois dias tivemos uma boa demanda de doação e que estaremos preparados caso seja necessário para esse feriadão Corpus Christi, porém, a meta é fazer com que a população tenha mais consciência da importância da doação de sangue.”

Lembrando que a maioria das pessoas só recorrem a fazer uma doação de sangue quando um familiar, ou um amigo está em situação de risco entre a vida e a morte, não é que isso está errado, mas se cada um tiver a rotina de sempre que puder fazer esse gesto, essas pessoas terão consciência de que estão salvando vidas e isso é um gesto de amor ao próximo.

Leia também:  3º Batalhão de Bombeiros de Rondonópolis tem novo comandante

Quem pode doar?

Pessoas com idade de 18 até 60 anos, pesando mais de 50 kg e que estão bem de saúde podem fazer a doação. Os homens devem esperar um intervalo de 60 dias para doar novamente e mulheres, um período de 90 dias, desde que não estejam grávidas e nem em período de amamentação.

Quem tiver interesse de fazer a doação, é se ir até o Hemocentro que fica na rua Rio Branco e o atendimento ao público é das 7h às 12h e das 13h às 18h, a pessoa deve estar portando um documento oficial de identidade com foto e estar bem alimentado. Hoje (14), o banco irá atender até as 17h30 devido ao feriado.

Leia também:  IFMT Rondonópolis abre 46 vagas para vestibular de nível superior

Curta e siga o Hemocentro de Rondonópolis

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.