Caminhada no dia de Corpus Christi da igreja Santa Terezinha em Rondonopolis - Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT
Caminhada no dia de Corpus Christi da igreja Santa Terezinha em Rondonópolis 2016 – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

As Igrejas Católicas de Rondonópolis e de todo o Brasil celebrarão nesta quinta-feira (15) o Dia de Corpus Christi. A programação conta com a realização de missa e procissão pelas ruas enfeitadas por tapetes coloridos, que exaltam o sacramento da Eucaristia, considerada o corpo e sangue de Cristo.

A tradição de confeccionar os tapetes, já vem de longa data em Rondonópolis e são produzidos com serragem, borra de café, areia, flores e outros materiais, que formam imagens alusivas à data.

Segundo o Padre José Eder Ribeiro Lima da Paróquia Santa Cruz, a data representa a celebração da Eucaristia e os assuntos e desenhos abordados nos tapetes são referentes às missões populares. “Essa solenidade é celebrada todos os anos. É importante para a minha vida e em toda a vida da igreja que tem a oportunidade de experimentar o amor de Jesus por nós através do seu preciosismo corpo e sangue”, explica.

Leia também:  Campanha para atualização da caderneta de vacinação começa hoje em Rondonópolis

Passagem pelo tapete

A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.

É também uma evocação bíblica, que narra Jesus entrando em Jerusalém e o povo colocando ramos de oliveira para que Ele passasse por cima. Mas, apesar de fazer memória à entrada de Cristo em Jerusalém, esta procissão não tem ligação com a procissão de ramos, que antecede a Paixão de Cristo. No dia da festa de Corpus Christi a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Eucaristia, sendo este o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas.

Leia também:  Matrículas dos aprovados para cursos da Unemat abrem dia 14

“A confecção de tapetes. Não tem caráter de penitência ou pagamento de promessas. É uma manifestação popular de adoração a Cristo. Não existe experiência melhor, além de poder adorar ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia”, finaliza Padre.

Programação de algumas igrejas para o dia 15/06

Paróquia Santa Cruz – missa às 7h, logo após procissão

Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus – missa às 8h, logo após procissão

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – missa às 16h, logo após procissão

Paróquia São Domingos Sávio -missa às 18h, logo após procissão

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – missa às 18h, logo após procissão

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.