Segundo a “Organização  Mundial de Saúde” (OMS) “saúde” não é somente a ausência de enfermidades físicas e sim é um conjunto de bem-estar físico, mental e social. Sendo assim saúde mental não é apenas a ausência de transtornos mentais ou deficiências como muitos pensam, portanto podemos afirmar que não existe saúde sem saúde mental.

Imagem: Antonio Marcos
Antônio Marcos Lima Vieira Psicólogo – Foto : Varlei Cordova / AGORA MT

De acordo Psicólogo Antônio Marcos Lima Vieira, existem vários fatores que podem colocar a saúde mental de alguém em risco entre eles: condições de trabalho estressante, discriminações em geral, a falta de expor sentimentos vivenciados pelos indivíduos, mudanças bruscas de rotinas, dentre diferentes fatores que contribuem para o adoecimento mental.

“Devemos estar atentos a indícios de nossa saúde mental não vai bem, quanto a isso existem alguns indícios que podemos elencar que algo pode estar errado que pode ser: inquietude, sentir-se constantemente cansado fisicamente e psiquicamente, ansiedade, estar constantemente doente, e até mesmo falta de animo para fazer coisas que antes trazia prazer. Não ter uma boa saúde mental pode acarretar doenças mentais entre as mais comuns são a ansiedade, depressão e a síndrome de burnout”, aponta.

Leia também:  Café na dose certa para preservar a sua saúde

Vale ressaltar que todos passam por momentos / períodos da vida difíceis e que nem sempre pode generalizar como alguma doença ou transtorno mental.

Para termos uma boa manutenção da saúde mental podemos prevenir com atividades físicas, ter um tempo para fazer o que gosta, cultivar boas relações interpessoais e uma das mais importantes é dizer o que está sentindo independente se o sentimento seja bom ou ruim. O psicólogo é um profissional que pode ajudar as pessoas a terem uma boa saúde mental e uma melhor qualidade de vida.

Assim como cuidamos de nossa saúde física é importante cuidarmos de nossa saúde mental.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.