Imagem: doacao de sangue
Reprodução

Os meses de junho e julho são alvos da campanha para doação de sangue todo o estado de Mato Grosso, esse período se torna ainda mais preocupante justamente porque é quando se iniciam as férias escolares e as festas juninas e julinas. Durante esse período a polícia registra um aumento preocupante dos acidentes nas vias públicas urbanas e nas estradas e rodovias federais.

Para sensibilizar a população em geral sobre a importância de doar sangue, o MT Hemocentro realiza neste mês de junho a Campanha Junho Vermelho, organizada em parceria com o movimento “Eu dou sangue pelo Brasil”.

De acordo com a coordenadora do Banco de Sangue em Rondonópolis, Eslayne Moraes de Carvalho, nessas ocasiões, as pessoas acabam por adiar as doações devido as festas e as viagens, mas é nesse momento, em que o estoque fica precário e opera em baixa.

Leia também:  Detentos assistem peça teatral pela 1ª vez em Cuiabá

Eslayne destaca que infelizmente as doações vão à contramão dos acidentes, porque na proporção que as pessoas não fazem a doação, aumentam o número de acidentes e a quantidade de volume arrecadado em estoque não chegam na estimativa desejada.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Mato Grosso registrou no ano passado 6.581 acidentes sem vítimas fatais envolvendo veículos em geral. Em 2017, de 1° de janeiro a 30 de abril, foram registrados 1.687 acidentes no trânsito sem vítimas fatais.

Horário de funcionamento

O Hemocentro de Rondonópolis está localizado na Rua Barão do Rio Branco, próximo ao Pronto Atendimento n° 2802, Centro.  O horário de funcionamento é das 7h ás 18:30h de Segunda à Sexta-feira.

Leia também:  Governo paga salários dos servidores da ativa

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.

Homens podem fazer doações, com prazo de quatro meses. Já as mulheres podem fazer doações, com um espaço de três meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.