Agora MT Destaques Líder de quadrilha foragida é presa em Goiás
DESTAQUES

Líder de quadrilha foragida é presa em Goiás

Da Redação
VIA

O serviço de inteligência da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT) capturou, na manhã desta segunda-feira (26), uma mulher de 28 anos, apontada como líder de uma quadrilha envolvida em roubos, tráfico de drogas e homicídios, na cidade de Alta Floresta.

A prisão da suspeita ocorreu na cidade de Rio Verde, no estado de Goiás, local em que mantinha uma casa supostamente para prostituição. No estabelecimento, a mulher foi presa pelos policiais da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Mato Grosso, que irão fazer a transferência da acusada para o presídio feminino da Capital mato-grossense, novamente.

A suspeita é considerada de alta periculosidade por estar vinculada a uma organização criminosa, que atua dentro e fora de presídios de Mato Grosso. Ela estava presa em Cuiabá, na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, e foi posta em liberdade em marco de 2017, por um erro de sistema.

A presa teve um alvará de soltura expedido pela Justiça, dentro de um dos processos que responde. Mas ela tinha outros mandados de prisão preventiva em vigor, o que impediria sua soltura.

Vida pregressa

A criminosa é bastante conhecida da Polícia Civil, no Norte de Mato Grosso. Em 2013, depois da prisão de uma quadrilha, a mulher e o marido assumiram o tráfico de drogas, na região de Nova Bandeirantes, onde também aterrorizavam garimpeiros. Naquela ocasião, ela já tinha ligação com homicídios.

Em setembro de 2015, a suspeita voltou a ser alvo de uma operação da Polícia Civil de Alta Floresta, deflagrada para por fim a onda de crimes que vinha liderando na cidade. A ação desencadeada pela Delegacia de Alta Floresta, com apoio das Delegacias de Carlinda e Paranaíta, resultou na detenção de 13 pessoas, incluindo menores de idade.

As investigações iniciaram após uma série de homicídios ocorridos em Alta Floresta. A Polícia Civil conseguiu identificar integrantes e o modo de autuação da quadrilha, levando inicialmente a prisão dois assaltantes, em Carlinda, e dias depois na desarticulação do grupo criminoso.

A dupla, quando presa, estava voltando para Alta Floresta para encontrar os demais integrantes do bando. Os dois foram flagrados com dinheiro e arma de fogo.

Segundo a Polícia, a quadrilha era responsável por roubo de veículos e homicídios ocorridos na cidade. Após o roubo, as motocicletas eram vendidas em garimpos da região e em cidades do interior. O dinheiro adquirido com a comercialização dos veículos era utilizado para compra de armas e para manter as despesas da quadrilha. Os menores eram aliciados para integrar a quadrilha e eram utilizados para prática dos assaltos e homicídios.

De acordo com as investigações, a líder do grupo, é pessoa de confiança de um traficante de grande porte, procurado pela Polícia. Ela seria a responsável por dar ordens para que os roubos e homicídios fossem praticados na cidade. Todos os integrantes da quadrilha foram presos em um acampamento, próximo a balsa da Indeco, onde estavam preparados para passar, no mínimo, dois meses.

Ao perceber a presença dos policiais, os acusados tentaram fugir, entrando na mata, mas ao perceber que estavam cercados decidiram se entregar. Uma jovem de 23 anos, que estava desaparecida, foi encontrada e estava participando das atividades ilícitas da quadrilha.

Entre os crimes praticados pelo grupo, estaria um duplo homicídio, ocorrido em agosto de 2015. As duas vítimas executadas e uma terceira que conseguiu sobreviver aos ferimentos eram primas da mulher. As investigações apontam que outros três homicídios, todos ocorridos no mês de agosto, foram realizados por integrantes da quadrilha.

Os trabalhos da operação foram coordenados pelo delegado Carlos Francisco de Moraes e o delegado regional Rodrigo Bastos da Silva.

Relacionadas

Homem morre após ser atingido por tiro na cabeça em MT

Um homem identificado como José Valdir de Lima, 46 anos, morreu após ser atingido por um tiro na cabeça enquanto dirigia uma caminhonete, nesta...

Vereador alega estar sofrendo represálias e sendo impedido de acessar informações públicas após mudança de partido

Vereadores da oposição comentaram nesta quarta-feira (17), durante sessão na Câmara Municipal, sobre a suposta omissão de informações por parte da equipe do prefeito...

Justiça mantém prisão preventiva de Carlinhos Bezerra por duplo homicídio

A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou, por unanimidade, habeas corpus impetrado por Carlos Alberto Gomes Bezerra, réu...

Polícia Civil prende autores de homicídio de trabalhador de fazenda

Corpo da vítima foi encontrado no dia 18 de março na estrada de acesso ao lixão da Vila de Santiago do Norte

Trio é detido após invadir loja e furtar bicicletas elétricas em Rondonópolis

Dois jovens de 18 e 20 anos foram presos e um adolescente de 14 anos apreendido pela Polícia Militar (PM) pelo crime de furto, na...

Homem que matou noiva a facadas é preso em Mato Grosso

Wendel dos Santos, de 37 anos que estava foragido após esfaquear e matar a companheira Leidiane Ferro da Silva, de 43 anos, foi preso...

Por vingança, homem ataca família com barra de ferro e acaba detido por populares

Um homem foi preso pela Polícia Militar (PM) após ser detido e agredido por populares,  na manhã desta quarta-feira (17), no bairro Jardim Europa,...

Nininho assume presidência das comissões de Agropecuária e de Revisão Territorial

O Núcleo Ambiental de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) finalizou nesta quarta-feira (17) a instalação das suas comissões permanentes e...

Motociclista morre após perder controle da direção e cair em avenida

Um motociclista identificado como Leandro Borges de Araújo morreu após um acidente na avenida Lions Internacional, na noite desta quinta-feira (18), em Tangará da...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas