Agora MT Brasil Médico Roger Abdelmassih condenado a 181 anos por estupro de pacientes volta...
BRASIL

Médico Roger Abdelmassih condenado a 181 anos por estupro de pacientes volta para presídio

Da redação com G1
VIA

O ex médico Roger Abdelmassih estava internado desde o dia 18 de maio - Foto/reprodução
O ex médico Roger Abdelmassih estava internado desde o dia 18 de maio – Foto/reprodução

O Ministério Público de Taubaté entrou com um recurso nesta quinta-feira (29) contra a decisão que concedeu a prisão domiciliar para o ex-médico Roger Abdelmassih, condenado a 181 anos de prisão por estuprar pacientes. A promotoria quer que ele volte a cumprir a pena em uma unidade prisional.

O ex-médico, que estava internado desde 18 de maio em um hospital de Taubaté, deixou a unidade no último dia 23 e seguiu para casa, em São Paulo, e usa tornozeleira eletrônica.
O MP contesta a decisão e afirma que o ex-médico não “cumpriu pena suficiente para qualquer espécies de progressão de regime”, diz trecho do pedido do promotor Luiz Marcelo Negrini.

A promotoria afirma também que um laudo médico realizado por um perito nomeado pela Justiça não demonstrou que ele precisava deixar o presídio para receber o atendimento médique precisa.
“Prosseguindo na análise da perícia, é certo que o sr. perito judicial não afirmou, em momento algum, que o sentenciado exige cuidados contínuos que não possam ser prestados no estabelecimento penal”, traz o pedido.

Ainda segundo a promotoria, o laudo aponta que os riscos de saúde a que Roger está exposto seriam os mesmos dentro ou fora do presídio. A recomendação do médico foi o uso de medicação e, em caso de eventual piora, a internação em UTI.
Simulação
O MP aponta ainda, com base em depoimentos de outros detentos do presídio, que Roger deixou propositalmente de ingerir sua medicação contínua com o objetivo de deixar que seu estado de saúde se agravasse, o que justificaria seu pedido para deixar o presídio.

O ex-médico de 74 anos pediu à Justiça em 2016 o indulto humanitário, que seria o perdão da pena, apontando que sofre de graves doenças, entre elas enfermidades do coração – a defesa pedia que, caso não fosse dado o indulto, a Justiça concedesse a prisão domiciliar, o que aconteceu.

Ele cumpria pena na Penitenciária 2, em Tremembé, desde 2014, mas entre abril e junho ficou internado por duas vezes em hospitais de Taubaté para tratamento.

“A prova de que seu estado de saúde se agravou de forma proposital pode ser facilmente explicada com a sua última internação e posterior alta, curiosamente ou ‘coincidentemente’, um dia e meio após o deferimento da medida, quando então rumou, em carro particular – não ambulância, o que seria de se esperar para quem apresenta quadro de saúde extremamente grave – para sua residência”, traz trecho do pedido.
O G1 não conseguiu, na noite desta quinta-feira, contato com a defesa do ex-médico e com a juíza que deu a sentença de prisão domiciliar, Sueli Zeraik.

Histórico
Roger, que era considerado um dos principais especialistas em reprodução humana no Brasil, foi condenado a 278 anos de reclusão em novembro de 2010. Foram considerados 48 ataques a 37 vítimas entre 1995 e 2008.
Vítimas criticaram a concessão da prisão domiciliar concedida ao ex-médico.

Relacionadas

Alexandre Nardoni deixa a prisão de Tremembé para “saidinha temporária”

Alexandre Nardoni deixou a prisão de Tremembé, no interior paulista, na manhã de hoje (14), para uma “saidinha temporária”. Essa saidinha vai ser menor para...

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Mais de 1,86 milhão de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024 foram entregues nas 32 primeiras horas do prazo. A...

STJ inocenta homem de 20 anos que engravidou menina de 12 anos

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por 3 votos a 2, inocentar do crime de estupro de vulnerável um homem...

Governo define grupo sobre uso indevido de telas por crianças

Os riscos do uso indevido e abusivo de dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes serão tema central de grupo de trabalho (GT) instituído pelo...

Inscrições no Fies podem ser feitas até esta segunda

O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrição para o processo seletivo do Fies do primeiro semestre do ano para esta segunda-feira (18). O...

Justiça Eleitoral lança mobilização por alistamento de jovem eleitor

A Justiça Eleitoral lançou nesta segunda-feira (18) a Semana do Jovem Eleitoral 2024, voltada a incentivar o alistamento eleitoral de jovens entre 15 e...

CGU aplica multa de R$ 80,9 mil a empresa de vacinas investigada pela CPI da Covid

A Controladoria-Geral da União (CGU) multou em R$ 80.900,45 a Davati Medical Supply LLC e a declarou inidônea por apresentar propostas fraudulentas ao Ministério...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas