Foram apreendidos cerca de 5 mil itens - Foto/ Reprodução
Foram apreendidos cerca de 5 mil itens – Foto/ Reprodução

A Superintendência de Proteção aos direitos do Consumidor (Procon) multou motéis de Aparecida de Goiânia por vender alimentos, bebidas e até produtos de higiene fora do prazo de validade. Todo material irregular foi recolhido.

A região fiscalizada, às margens da BR-153, tem mais de 70 motéis. Destes, 48 já foram fiscalizados. O Procon encontrou irregularidades em 23 deles. Meia tonelada de carne, embutidos, bebidas e produtos de higiene foi recolhida.
Uma parte dos produtos foi descartada automaticamente. “Tem muita coisa que nem está aqui, porque já estava com mau cheiro e tivemos que levar imediatamente para o lixo”, disse o presidente do Procon de Aparecida de Goiânia, Marinho Rezende.

Leia também:  Dia Nacional da Adoção: deixe o amor falar

Em um dos casos, um frango empanado que deveria ter sido consumido até fevereiro deste ano, continuava na geladeira para ser vendido. Em outros pontos foram encontradas cervejas, sucos e até shampoo e condicionadores. Ao todo, foram recolhidos cinco mil itens dos motéis.

As multas são no valor de R$ 2 mil. Porém, nem mesmo as autuações inibem as infrações. Os fiscais retornaram em alguns dos motéis que já tinham sido fiscalizados e, em alguns, encontraram mais produtos vencidos. Os fiscais do Procon aplicaram novas multas nos estabelecimentos reincidentes.

O médico gastroenterologista José Eduardo Mekdessi diz que o consumo de alimentos vencidos pode causar graves problemas de saúde. “Se você se intoxicar com uma bactéria letal, ou se pegar uma que tem alta virulência em um indivíduo imunodeprimido, ele pode morrer com uma intoxicação alimentar. Então, não se deve, em hipótese nenhuma, ingerir alimentos sem qualidade detectada e sem procedência”, disse.

Leia também:  Policial Civil mata familiares após deixá-los em cárcere privado no Rio de Janeiro

A Vigilância Sanitária informou que tem um fiscal responsável por esse tipo de estabelecimento e que faz visitas com frequência aos motéis, mas que não é possível ir a todos diariamente. Em casos de irregularidades, podem ser aplicadas desde advertências até a interdição do local, dependendo da gravidade da infração.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.