Imagem: REGISTRANDO SONHOS 0034
Reprodução: Evellyn Bordado – PhotoArt Fotografia

O projeto “Registrando Sonhos” desenvolvido na UTI neonatal da Santa Casa Rondonópolis tem o objetivo principal de proporcionar às famílias dos bebês prematuros da unidade uma recordação positiva do processo de internação, além de registrar em imagens os pais no contato pele a pele, amamentação e a dedicação da equipe da unidade nas rotinas diárias de cuidado com o paciente.

A coordenadora da UTI Neonatal, Eliane Santos, explica que muitas mães passavam por todo período de internação dos filhos e não tinham nenhum registro dos momentos de evolução do prematuro na Unidade de Terapia Intensiva, dessa forma, a equipe juntamente com o setor de psicologia se organizou para desenvolver um projeto para a realização de ensaios fotográficos dentro da UTI.

Imagem: REGISTRANDO SONHOS 0051
Reprodução: Evellyn Bordado – PhotoArt Fotografia

“Nas etapas de desenvolvimento e implantação do projeto buscamos avaliar todo o procedimento que seria realizado, desde a preparação da equipe, até o cuidado com a higienização dos acessórios utilizados durante as fotos, sempre pensando na participação dos pais dentro do processo de preparar o bebê para o ensaio, pois a participação deles contribui para o estabelecimento do vínculo afetivo, tão importante no cuidado do filho hospitalizado”, destaca a coordenadora.

Leia também:  Mutirão de conciliação do Fórum Trabalhista acontece em Rondonópolis
Imagem: REGISTRANDO SONHOS 0055
Reprodução: Evellyn Bordado – PhotoArt Fotografia

Convidada para fazer parte do projeto a fotografa Evellyn Bordado, proprietária do estúdio fotográfico Photoart, dedica parte do seu tempo para desenvolver esse trabalho, e no final de cada ensaio ainda doa um pôster com a imagem do bebê para a família do paciente internado, tudo de forma gratuita. “Pra mim é um prazer imenso participar do dia a dia desses bebês, compartilhamos a euforia dos pais cada vez que um deles vence a batalha da internação e recebe alta, esse é o retorno mais gratificante que eu poderia receber”, enfatiza Evellyn Bordado.

Imagem: REGISTRANDO SONHOS 0006
Reprodução: Evellyn Bordado – PhotoArt Fotografia

Fabrícia Moura, Psicóloga da instituição esclarece que o nascimento de um bebê prematuro desencadeia uma fragilidade nos pais, com o surgimento de emoções intensas e confusas, pois nem sempre ocorre a possibilidade de um preparo prévio, e a aparência frágil do bebê desperta em muitos o medo do desconhecido, dessa forma a equipe de multiprofissional necessita saber manejar os conflitos para assim conseguir lidar com as exigências relativas ao cuidado e com o estabelecimento de uma parceria com os pais. “É nesse momento que o projeto “Registrando Sonhos” vem auxiliar, pois quando o bebê é fotografado com algum acessório diferenciado ou até mesmo uma fantasia de super herói, é um meio de estar sempre enfatizando a valorização de cada evolução do prematuro durante o tratamento” finaliza a psicóloga.

Leia também:  Acontece nesta terça-feira (05) a vacinação antirrábica na região da Boa Vista

Sobre o Hospital

A Santa Casa de Rondonópolis é referência em atendimento para 19 municípios da região sul do estado de Mato Grosso, e conta com atendimento especializado em alta complexidade infantil, no 4º andar da instituição estão localizados os leitos de Uni­dade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais, leitos de Unidade Canguru, Enfermarias Pediátricas, Brinquedoteca e demais áreas de apoio.

Imagem: REGISTRANDO SONHOS 0013
Reprodução: Evellyn Bordado – PhotoArt Fotografia

As crianças que precisam de cuidado especial contam com leitos de isolamento em todas as unidades. A equipe da pediatria foi organizada para atender o paciente de forma integral e humanizada. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólo­gos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiológos estão à disposição do paciente e da família, sempre tendo o melhor tratamento como objetivo.

Leia também:  Rondonópolis terá 'Festival Estudantil de Teatro' nesta quinta e sexta-feira

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.