Olá leitor, espero que tenha gostado do post da semana passada. Te aguardava para essa semana para continuar na construção deste projeto!

Vou te mostrar que usando iluminação natural de forma correta, se torna uma grande aliada na sua construção ou reforma em relação a estética, conforto e quando colocar na “ponta do lápis” verá uma certa economia gerada.

Eu particularmente sou encantado com os elementos arquitetônicos que envolvem ventilação e iluminação naturais. Eles têm o poder de dar modernidade, ousadia e identidade aos ambientes. Um quarto, por exemplo, que é bem iluminado e com boa circulação de ar melhora até na qualidade de vida do usuário, da mesma forma uma cozinha, que não acumula odores e não forma uma ilha de calor.

Leia também:  Utilize e otimize pequenos espaços de uma maneira simples | Arquitetando Agora

Antes de iniciarmos, quero deixar clara a importância de ter um profissional da área para conseguir inserir esses elementos no seu ambiente, ainda mais na nossa região, que tem um clima não muito ameno, podendo transformar algo que era pra ser belo em um problema.

Estas são algumas formas de permitir a entrada de luz natural no seu ambiente. E vamos ver algumas delas…

Imagem: cupula
Foto: acervo pessoal

Ultimamente tem-se usado muito esse tipo de entrada de luz. Pode ser utilizada com um vidro fixo ou como um tipo de janela (auxilia ainda mais porque cria um “exaustor” no ambiente). Quem cozinha sabe o quanto é ruim cozinhar com pouca luz e obviamente um projeto luminotécnico faz parte de um bom resultado final da sua obra.

Leia também:  Como obter a ventilação correta | Arquitetando Agora
Imagem: cozinha 05
Foto: Archdaily

Este projeto nos mostra claramente que a principal fonte de luz vem do Lanternin, que em algumas construções (como no exemplo anterior, pode ter vidros fixos ou móveis) da um efeito que muitas vezes uma artificial não dá, com certos efeitos de sombra que a luz vai formando no decorrer do dia.

Imagem: iluminação zenital lanternim
Foto: Archdaily

Além dos efeitos estéticos devemos utilizar a luz do sol a nosso favor para arejar e de certa forma “limpar” nossos ambientes. Locais bem arejados a probabilidade de acumular mofo é muito pequena.

Esse banheiro além de ter uma boa fonte de luz, agregou um elemento que é a claraboia para valorizá-lo e criar um espaço para cultivar uma vegetação.

Leia também:  Estilo Escandinavo para trazer luminosidade a sua casa | Arquitetando Agora
Imagem: flor no boxe
Foto: Arcoweb

Deixe a luz do céu entrar na sua casa! Se você não vai construir ou reformar e quer muito “dar uma luz” no seu ambiente, abra as janelas, deixa a luz e o vento entrarem.

Espero que tenha gostado bastante, curta, compartilhe, comente e mande dicas de matérias. Você é parte da construção desse projeto!

Um grande abraço e até semana que vem!

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.