Olá pessoal, bem-vindos a coluna Agora Tech e a nossa primeira publicação, meu nome é Elson Oliveira, sou especialista em comunicação digital e este é um espaço voltado a tecnologia e a discussão sobre o impacto que elas causam em nossas vidas, a cada semana pretendo trazer um tema novo para compartilhar com entusiastas, usuários e desenvolvedores.

E de cara quero falar um pouco sobre um recurso muito legal disponível na suíte de apps do Google, o reconhecimento de voz para texto que faz parte do editor de textos do buscador. Todos conhecem o Google como o maior buscador de conteúdo da atualidade, aliás, ferramenta praticamente nativa de cada usuário de internet nos dias de hoje, telefone celulares, pcs, notebooks enfim, utilizamos as plataformas do Google o tempo todo para achar o que queremos, onde queremos e como queremos, porém, nosso queridinho da web é bem mais do que um buscador e hoje vamos falar um pouco sobre um recurso muito legal do Google Doc, o editor de textos do gigante das buscas.

Leia também:  Protegendo suas conversas de curiosos | Agora Tech

Para acessar o editor basta ter uma conta no gmail (isso mesmo, a ferramenta é totalmente gratuita). Ao fazer o login na conta gmail, o usuário é redirecionado para sua caixa de entrada e então basta clicar no icone apps e escolher o aplicativo Documentos e depois Iniciar um novo documento.

Imagem: documentosCom o documento aberto vá até o menu ferramentas e clique em digitação por voz, você pode também utilizar o atalho Ctrl+Shift+S para executar a tarefa de iniciar o recurso de voz.

Imagem: vozImagem: microfoneAo clicar no comando de digitação por voz, uma janela com o ícone de um microfone será aberta e basta clicar sobre ele para ativar o recurso. Enquanto estiver em funcionamento o ícone do microfone ficará vermelho e tudo o que estiver sendo falado ao microfone será convertido em texto em tempo real na tela do editor de textos.

Leia também:  Invasões por bluetooth | Agora Tech

Ah, vale lembrar que o recurso só funciona, pelo menos plenamente, no browser do Google, o Chrome, então para quem gosta de outros navegadores [ninguém deveria gostar de outros navegadores, mas tudo bem 🙂 ] vai precisar fazer o download do Chrome.

See ya folks!

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.