Agora MT Mundo Cessar-fogo avança e milhares de pessoas devem deixar fronteira entre Síria e...
MUNDO

Cessar-fogo avança e milhares de pessoas devem deixar fronteira entre Síria e Líbano

Da redação com G1
VIA

Mulheres e crianças fogem de Mosul, na Síria - Foto: Azad Lashkari/Reuters)
Mulheres e crianças fogem de Mosul, na Síria – Foto: Azad Lashkari/Reuters)

Cerca de 8 mil pessoas devem deixar a região da fronteira libanesa perto de Arsal rumo a uma área síria dominada por rebeldes, como parte de um cessar-fogo local entre os grupos Hezbollah e Frente Nusra, informou neste domingo (30) uma fonte no Líbano.
O cessar-fogo local entrou em vigor na quinta-feira e envolverá a saída da área em torno de Arsal de todos os militantes da Frente Nusra, juntamente com qualquer civil que desejar partir com eles.
A primeira etapa do cessar-fogo ocorreu neste domingo, quando ambos os lados iniciaram a troca de corpos de militantes mortos em combates. Como parte do acordo, a Frente Nusra deverá libertar cinco prisioneiros do Hezbollah.

A Frente Nusra e o Estado Islâmico ocuparam por anos as montanhas próximas a Arsal, no norte do Líbano, o ponto mais grave de propagação da guerra civil da Síria para o vizinho Líbano.
O xiita Hezbollah recuperou a maior parte da área dominada pela Nusra durante uma ofensiva na semana passada que matou quase 150 militantes sunitas e cerca de 24 membros do Hezbollah.
O Hezbollah, que teve um papel importante na guerra civil síria ao apoiar o presidente Bashar al-Assad, deverá lançar uma ofensiva contra um pequeno enclave do Estado Islâmico perto de Arsal.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas