Dr Kemper fala aos presentes na inauguração da Santa Casa - Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT
Dr Kemper fala aos presentes na inauguração da Santa Casa – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (28) a inauguração do novo andar da Santa Casa de Rondonópolis, que será todo voltado às mulheres. A inauguração do 5º andar da unidade contou com a presença do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que se deu ao fato da obra ter recebido recursos do programa “Rede Cegonha”.

O programa que é do Governo Federal visa assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério (período pós-parto durante o qual o corpo retorna ao estado pré-gravidez), bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Inauguração do quinto andar da Santa Casa - Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT
Inauguração do quinto andar da Santa Casa – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

A maternidade da Santa Casa foi transferida do térreo para o 5º andar, com isso Rondonópolis e os demais 18 municípios da região terão acesso a uma estrutura que contará com um centro obstétrico, com três salas cirúrgicas para cesarianas, centro de parto normal composto por seis salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), enfermarias, posto de enfermagem, repouso médico, vestiários, consultórios e demais áreas de apoio.

Leia também:  4ª edição do PGE Itinerante começa nesta segunda em Rondonópolis
Ministro Blairo Maggi na inauguração do quinto andar da Santa Casa de Rondonópolis - Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT
Ministro Blairo Maggi na inauguração do quinto andar da Santa Casa de Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

O Ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP) também esteve presente na inauguração e diz que uma coisa é ajudar o Brasil outra coisa é ajudar a sua cidade. “Não é uma questão de base política, é um compromisso que nós temos, eu fico feliz de estar aqui hoje, e poder colaborar com emenda parlamentar para a construção desse lugar, ajudando em manutenção e compra de equipamentos, estou feliz”, explica ministro.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou a verba de R$26,44 milhões, destinadas a ampliar, qualificar e fortalecer os serviços de Atenção Básica, no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse valor também irá beneficiar a assistência hospitalar de urgência em um ano de gestão, tendo possibilidade reinvestir os recursos integrados nos serviços que beneficiarão as pessoas que dependem do SUS.

Leia também:  Jardim Atlântico recebe mais uma geladoteca
Ministro da Saúde Ricardo Barros - Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT
Ministro da Saúde Ricardo Barros – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

“Nós temos prazer em estar aqui em Rondonópolis e fazer essa inauguração, são muitos recursos que são repassados para custeio de saúde, nós tivemos a nossa gestão uma economia de R$ 3 bi que reaplicamos em serviços de saúde. Não é a primeira vez que a Santa Casa recebe recursos continuados da bancada Federal, todos colocam emendas apoiando esse local, é um trabalho de referência e que eu vim pessoalmente prestigiar”, discorre.

Todas as orientações às mulheres em trabalho de parto serão feitas na sala de ambulação, o local conta ainda com alojamento conjunto para internações, tratamento clínico, sala de treinamentos e outras áreas. “Serviços de apoio também serão disponibilizados para o bem estar dos pacientes, como cartório para registro do bebê, sala de vacinas e Banco de Leite Humano”, explicou o vice-diretor presidente da Santa Casa Rondonópolis, o cirurgião bucomaxilo, Kemper Carlos Pereira.

Leia também:  Alunos de medicina da UFMT protestam pela falta de professores no curso
Ministro da Saúde Ricardo Barros visita a unidade da Santa Casa - Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT
Ministro da Saúde Ricardo Barros visita a unidade da Santa Casa – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

O prefeito José Carlos do Pátio também esteve presente e disse que não tinha pedidos a fazer, apenas agradecimentos. “Hoje é um marco na história do Hospital Santa Casa e eu só tenho agradecimentos, porque eu sei que esse é um recurso investido em vidas e em saúde, parabéns aos envolvidos, agora nós temos uma estrutura exemplar, esse local é uma referência em saúde e uma cidade de ponta”.

A Santa Casa é referência em gestação de alto risco na região Sudeste do Estado, e possui a urgência e emergência obstétrica habilitada pelo Ministério da Saúde para atender toda a região.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.