Imagem: Tapurah
Reprodução

O secretário-chefe da Casa Civil, José Adolpho Vieira, participou no fim de semana da inauguração da Usina Termoelétrica de Bioenergia na fazenda Seis Amigos, no município de Tapurah. O Secretário destacou a importância da iniciativa dos produtores com a construção do sistema inovador de geração de energia elétrica por meio dos resíduos suínos. “Esse é o país que apoiamos e esse é o Mato Grosso que queremos”, ressaltou.

A inauguração da termoelétrica integra as comemorações do 29º aniversário de Tapurah celebrado nesta terça-feira (04.07). A cidade, considerada a “Capital Mato-grossense da Suinocultura”, de acordo com prefeito Iraldo Ebertz, produz mais de 800 mil leitões por ano.

Acompanhado pelos deputados estaduais Dilmar Dal Bosco e Oscar Bezerra, pelo deputado federal Nilson Leitão, pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, e diversos prefeitos da região, José Adolpho conheceu o funcionamento da termoelétrica.

Leia também:  Falta de repasse do duodécimo pode comprometer pagamento de servidores

A usina possui um sistema de tratamento dos dejetos dos animais que são depositados em 18 biodigestores. O biogás está interligado por 8 km de gasodutos e chega até duas caldeiras onde é queimado e transformado em vapor, um processo que movimenta a turbina e é transformado em energia elétrica. O abastecimento é feito por meio de uma rede de distribuidora que atende toda a propriedade.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.