Agora MT Mundo Terra aquecerá mesmo se pararmos de emitir gases de efeito estufa
MUNDO

Terra aquecerá mesmo se pararmos de emitir gases de efeito estufa

Estudo aponta para um aumento de 1,3 ºC na temperatura do planeta até 2100 mesmo se a humanidade 'desligar tudo'.

Da Redação com G1
VIA

Imagem: aquecimentoglobal
Aumento de temperatura vai ocorrer, mesmo se humanidade parar de emitir gases do efeito estufa (Foto: Pixabay)

Parece que pelo menos parte da elevação da temperatura do planeta já é irreversível, é o que informa artigo publicado na “Nature Climate Change” nesta segunda-feira (31).

Para os autores, mesmo que toda a humanidade desligue instantaneamente todas as fontes de emissão de gás do efeito estufa, a Terra ainda vai aquecer cerca de 1,3 ºC até a virada do século.

Ainda, se todas as emissões continuarem constantes pelos próximos 15 anos, assistiremos a um aumento de 1,5 ºC na temperatura global até 2100. A chance disso acontecer, segundo os autores, é de 13%.

O trabalho da “Nature”, que tem por autor principal Thorsten Mauritsen, do Instituto Max Planck, são feitos com as observações do sistema climático atual.

A análise também mostrou que oceanos podem capturar o carbono e diminuir cerca de 0,2 ºC desse aquecimento – no entanto, alertam os cientistas, o aquecimento do Planeta já é uma realidade.

O Acordo de Paris, que entrou em vigor ano passado, tem por meta que o aumento de temperatura fique abaixo de 2 ºC, mas com esforços para mantê-lo em 1,5 ºC. Compromisso foi firmado por 125 países.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas