Agora MT Opinião do Leitor Da soberba vem a vergonha
OPINIãO DO LEITOR

Da soberba vem a vergonha

FONTE
VIA

Imagem: Elizeu Silva (4)
Elizeu Silva

Infelizmente, vivemos dias em um Brasil de autoridades prostituídas, corruptas, covardes e ao mesmo tempo, autoritárias. Intermináveis denúncias divulgadas diariamente nos veículos de comunicação de massa, apenas demonstram que parte dos nossos cidadãos, se transformou numa imensa quadrilha de meliantes, constituídas por gente de toda laia possível; parlamentares, magistrados, ministros, empresários e por ai se vai.

Com isso, caminhamos a passos largos para uma pátria de vergonhosos e anormais, onde a soberba tomou conta da simples criatura, que de Deus: depende em tudo. De defensores da sociedade, passaram a cultuar ego do “eu”: eu sou; eu quero; eu posso; eu faço…, etc. E, isso nos remete a enxergar de que o orgulho floresceu no âmago da natureza pecaminosa do homem.

Veja a classe política mato-grossense, transformada em vergonha nacional por suspeita de tanta corrupção praticada. Depoimentos e imagens recém-divulgadas pela Justiça e imprensa, demonstram situações degradantes do ser humano. Pacotes de dinheiro entregues, tempos atrás, no centro do Poder Executivo estadual, averbam a ganância daqueles que querem ser mais do que são ou do que podem ser. A entrega dos chamados “mensalinhos” por parte do ex-governador Silval Barbosa, para empresários, deputados e conselheiros, ressalta o cerne da imoralidade, que é o estado mental mais oposto ao nosso Criador. Poxa! Não é pra isso que fomos criados, porém tais atitudes confirmam o que a Bíblia diz: ‘somos seres caídos’.

Vivemos contrariamente aos expoentes do otimismo que hoje muitos querem fazer parecer, através das mentiras vendidas por um alto preço e contrárias a inevitável ruína da política, da economia e da moral. Basta possuirmos uma pequena capacidade de questionar, verificaremos que não estamos livres, nem mesmo para as simples naturezas das coisas como vários gostam de apregoar por aí. Ora! Não podemos jamais aceitar isso, não somos máquina que pode ser reiniciada (dado reset) a qualquer instante. Somos de carne e osso, temos vida e possuímos emoções e caráter que repudia isso tudo.

Além de ‘seres caídos’, tantos outros que detém o poder terreno nas mãos, são infiéis, rebeldes e cheios de vanglória, arrogantes, prepotentes, presunçosos, autossuficientes, exibicionistas e estufados nos seu egocentrismo. Pensam ser o Super-homem. Sim, o personagem vivido por Clark Kent em história em quadrinhos americana, com habilidades diferentes dos humanos. Se sentido o todo poderoso, essa classe política de delinquentes se personifica mesmo em outro super-herói, o Batman, possuidor de um cinto de mil e uma utilidades, pois é da cintura que o homem-morcego tira cápsulas capazes de resolver todos os problemas que se possam aparecer ou imaginar.

Contudo, duvido que nessas cápsulas tenha resposta condicente para explicar a origem e o destino desses milhões de reais guardados em bolsas, caixas de papelão, que escorregam pelo bolso do paletó de prefeito e faz as pernas de deputada tremer. Nem por mágica conseguem explicar. Suas fracas defesas pautadas por advérbios e locuções adverbiais de negação: não, tampouco, nem, nunca, jamais, etc. E: de modo algum, de jeito nenhum, de forma nenhuma, viraram piadas de mau gosto nas redes sociais e já não são mais capazes de mudar a opinião pública, pasma com tanta falsidade. Suas enrolações do confesso, apenas adiam a queda, a vergonha, a aflição, o constrangimento, o embaraço e a humilhação.

Mas, por incrível que pareça, dessa canalhice toda dá para se tirar boas expectativas, claro, se crermos em Deus. Nas Escrituras Sagradas contém outras afirmações dadas pelo próprio Cristo quando disse que é “mister” que tudo isso aconteça, para provar que a nossa esperança não está nas mãos do homem natural, mas naquela graça pelo qual Deus enviou um redentor livre de vanglória, arrogância, prepotência, presunção, exibicionismo e egocentrismo. Ao invés se ser infiel, foi e é fiel; ao invés de ser desobediente, foi obediente; e ao invés de ser cheio de orgulho, humilhou-se a sim mesmo […] até a morte, e morte de cruz.

Elizeu Silva é jornalista em Mato Grosso. E-mail: elizeulivramento@gmail.com

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas