Imagem: acupressc3a3o para gestantes
Uma das vertentes da acupuntura, a acupressão vem sendo bastante estudada nos últimos tempos. (Foto: IS/iStock)

Originária da China Antiga, a acupressão se vale dos mesmos pontos mapeados para a acupuntura, mas, em vez de agulhas, depende de estímulos resultantes da imposição dos dedos polegares. Pesquisas brasileiras estão descortinando seu potencial para minimizar incômodos na gestação. É o caso de um estudo com 15 grávidas acompanhadas em uma Unidade Básica de Saúde de Natal (RN), que mostrou melhoras em queixas como cãibras, cansaço e dores de cabeça e nas costas após quatro sessões.

“Quando acionamos pontos específicos para cefaleia, desencadeamos uma cascata de emissão de endorfinas que contribuirá para diminuir a dor. E esse raciocínio se estende aos demais desconfortos da gravidez”, explica o enfermeiro e autor do trabalho, Flávio Bezerra da Silva, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Leia também:  Conheça os dez malefícios causados pelo refrigerante

No trabalho de parto

acupressão seria capaz de facilitar esse momento e encurtar a duração do parto, segundo experimento da Universidade Estadual de Campinas. Participaram da pesquisa 156 mulheres, que deram à luz em três hospitais do interior paulista. Naquelas submetidas à acupressão, o trabalho de parto durou, em média, 221 minutos, ante 398 minutos das que não passaram pela técnica. Antes de recorrer a ela, cabe um papo com o obstetra.

Ficha técnica

O que é?
Estímulo de pontos específicos com o uso dos dedos polegares.

Origem
Medicina tradicional chinesa.

Efeitos
Controle do estresse e melhora de náuseas, cãibras, constipação, fadiga e doresde cabeça e nas costas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.