Bombeiro atendendo vitimas de simulado de acidente no shopping - Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT
Bombeiro atendendo vitimas de simulado de acidente no shopping – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com apoio do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis, promoveu neste sábado (12), no Shopping, um simulado de explosão com múltiplas vítimas. O treinamento simulou o resgate e o atendimento em uma explosão, onde todas as vítimas resgatadas foram atendidas e levadas para o hospital. O simulado envolveu as ambulâncias do SAMU e do Resgate dos bombeiros, que também enviou caminhões para combate a incêndio e apoio no resgate.

Samu socorrendo as vitimas para a viatura no simulado de acidente no shopping - Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT
Samu socorrendo as vitimas para a viatura no simulado de acidente no shopping – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

O objetivo do simulado foi criar um ambiente real e oferecer treinamento a diversas categorias de profissionais, além de enfermeiros, seguranças, porteiros, atendentes administrativos, funcionários do shopping, entre outros. Todas as áreas envolvidas foram monitoradas para avaliação dos procedimentos. Os figurantes foram alunos do curso de enfermagem de diversas instituições e cidades.

Leia também:  Em jantar dançante, Marinho & Seus Beat Boys comemoram 50 anos de história
Simulação do Samu com vitimas no Shopping - Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT
Simulação do Samu com vitimas no Shopping – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

Na simulação, iniciada às 10h20, as vítimas foram classificadas conforme a gravidade (vermelhos, amarelos, verdes e pretos). As ambulâncias foram chegando ao local do acidente com intervalos de minutos, da maneira como ocorre na realidade. As ambulâncias do SAMU, traziam equipes que se responsabilizou pela montagem da estrutura de apoio ao atendimento, com o posicionamento de lonas. Nelas continham ainda, equipamentos de primeiros socorros.

Samu atendendo as vitimas do simulado no Shopping de Rondonópolis - Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT
Samu atendendo as vitimas do simulado no Shopping de Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

Em torno de 60 profissionais do SAMU e bombeiros atuaram no resgate das vítimas, que após os primeiros atendimentos eram transferidas para a Hospital Regional ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ao mesmo tempo, com um alto-falante na parte interna do shopping, eram anunciados pela médica do Samu Luciana Abreu Horta, a gravidade das vítimas.

Leia também:  Reajuste nas tarifas do Rotativo Rondon passam a valer na segunda
Samu montando a estrutura para receber as vitimas de acidente - Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT
Samu montando a estrutura para receber as vitimas de acidente – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

Segundo a Tenente do Corpo de Bombeiros Roberto Coelho o simulado foi de extrema importância para o treinamento interno e aprimoramento desse tipo de ocorrência. “Acidentes de grandes proporções são imprevisíveis e aprimorar nossa experiência com uma simulação real é de grande importância para o shopping e para os alunos e profissionais, afinal não sabemos quando isso poderá acontecer”, salientou.

De acordo com a Assessora Jurídica do Shopping Luciana Delmut Borges. “Essa parceria é muito importante, tendo em vista que circulam mais 6 mil pessoas por aqui, precisamos estar preparados e atualizar nosso pessoal, tanto os lojistas quanto os funcionários em um acontecimento como esse, é importante estarmos preparados”, aponta.

Samu atendendo vitimas de simulado de acidente no shopping - Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT
Samu atendendo vitimas de simulado de acidente no shopping – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

Já para o Coordenador do Samu Heusnam Lima Freitas a simulação de atender múltiplas vítimas será essencial para os socorristas. “É necessário que as equipes estejam treinadas para as ocorrências que não sabemos quando acontece e sempre requer equipes de saúde prontas para atender emergências de grande porte. Eu estou satisfeito com minha equipe e também com os que vieram de outras cidades, estaremos exercitando tudo o que já sabemos”, finaliza.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.