Olá, chegamos a mais uma semana cheia de dica bacana para você se inspirar, inovar e dar cara nova ao seu ambiente.

Essa semana vamos falar sobre iluminação artificial, que é a “cobertura do bolo” de qualquer ambiente, seja ele construção ou reforma. Algumas pessoas não se importam muito nesta parte da obra porque já estão desgastados com fornecedores, gastos, enfim, quero te dizer que por mais pareça só uma lâmpada ela afeta até o seu humor se usada de forma incorreta!

Imagem: lampadas
Fonte: Leroy Merlin

Para não entrarmos muito em uma questão técnica sobre iluminação, vou apenas dar alguns exemplos de tipos de lâmpadas, uso, finalidade e benefícios para cada ambiente.
Essa tabela mostra de uma forma geral as temperaturas encontradas no mercado atualmente. Variam de 800 a 6500 Kelvin, que é a unidade de medida utilizada. Falando em um modo macro é como se as lâmpadas de maior temperatura (K) fossem para áreas que necessitam de uma maior concentração de luz pela atividade realizada, como um hospital, clinica ou escritório por exemplo. Já as com menor (K) para ambientes que querem passar uma sensação de aconchego e tranquilidade, como um quarto ou home.

Leia também:  Como obter a ventilação correta | Arquitetando Agora
Imagem: Grafico Kelvin
Fonte: IM arquitetura e design

Há também usos específicos para cada tipo de lâmpada. Existem as luzes gerais que são as que iluminam o ambiente como um todo. Já a direta é para um efeito decorativo e dar destaque a elementos específicos. Temos também as indiretas, que servem para ambientes em que não há necessidade de muita luz, como uma sala de tv e cinema. Por ultimo e não menos importante está a luz complementar, que dá acabamento no espaço, sendo marcada por um abajur ou arandela por exemplo.

Nesta imagem podemos observar bem alguns tipos de iluminação e como a temperatura correta pra cada uma influencia na sensação.

Imagem: italinea sala de estar 3
Fonte: Italinea

Já nesta sala de estar o foco principal esta na parede de traz do sofá, que recebeu uma tela. Além de ter um abajur que deu um charme e complementou o ambiente.

Leia também:  Confira dicas para montar seu espaço gourmet | Arquitetando Agora
Imagem: italinea sala de estar 2
Fonte: Italinea

Mais um exemplo de alguns tipos de iluminação, sempre aliado com efeitos de gesso que dão um refinamento a mais no ambiente. Elementos de destaque e de maior uso como a mesa de jantar recebeu um lustre e a bancada de preparo dos alimentos lâmpadas focais que auxiliam o trabalho.

Imagem: unnamed
Fonte: Bluelux

Quando se fala em iluminação é sempre bom falar da necessidade de bons profissionais na execução e elaboração dos projetos, são indispensáveis para o uso correto e bom funcionamento do produto. Por mais que você não perceba, mas iluminação artificial é muito importante, para destacar uma fachada, jardim, área de lazer, quarto, enfim refinar seu ambiente.

Espero que você tenha gostado e aprendido um pouco sobre iluminação artificial. Curta,

Leia também:  Veja quais os benefícios de se utilizar o porcelanato | Arquitetando Agora

Comente e Compartilhe. Envie para um amigo que precisa tirar duvidas e saber um pouco mais sobre este assunto.

Até semana que vem.
Abraço.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.