Agora MT Destaques Antigo Luthero vira cult e ganha lembrança especial do torcedor
DESTAQUES

Antigo Luthero vira cult e ganha lembrança especial do torcedor

FONTE
VIA

Quem morou em Rondonópolis, nos anos 60, 70,80 e 90 e gosta de futebol, deve ao menos uma vez, ter frequentado o antigo estádio Luthero Lopes.

O local era o principal palco esportivo da cidade, inaugurado em novembro de 1959, acanhado para alguns e aconchegante para outros o Lutherinho, sobreviveu até o ano de 1998, quando foi demolido para dar espaço à rede de Supermercados Atacadão, inaugurada em 1999.

Imagem: atacadao
Supermercado passou a ocupar o espaço do Luthero Lopes

O antigo estádio, no entanto, virou cult nas redes sociais, postagem e fotos do velho Luthero rendem curtidas e comentários de toda a ordem, desde quem frequentava a praça esportiva até de pessoas que nunca pisaram lá, ou melhor, pisaram já em forma de supermercado.

Imagem: luthero lopes antigo fachada
Fila de torcedores na entrada principal do estádio.

Para reviver os bons tempos do Lutherinho, o AgoraMT resolveu destacar dez fatos que somente eram vistos no antigo estádio de Rondonópolis.

 

Fato 1- Madeirona– Nos anos 80, o estádio Luthero Lopes ganhou um lance de arquibancadas de madeira, que passou a ser conhecida pela torcida como “Madeirona”. No local, que apesar de desconfortável, dava uma ampla visão do campo, sentavam os torcedores mais fanáticos e polêmicos. Era comum vir da “Madeirona” a maioria das vaias, quando algum jogador errava, aplausos nas belas jogadas e gols e xingamentos às genitoras dos juízes. O lance de madeira após a demolição do Luthero foi lavado para o estádio Pinheirão na Vila Operária.

Imagem: madeirona lotada
Madeirona era o local onde os mais fanáticos ficavam

 

Fato 2- Murinos– O público anunciado e o público presente no estádio Luthero Lopes, naqueles tempos nunca batiam. Muito pelo contrário, era comum anunciar um público bem inferior aos presentes. O motivo era simples, havia uma parcela considerável de torcedores, que sem dinheiro para pagar ingresso, pulavam o muro para adentrar no estádio. Hoje, médicos, empresários de sucesso e até políticos reconhecem que já pularam o muro para ver o União em ação.

Imagem: murinos antigo luthero lopes
Torcedores pulavam o muro para os craques do União em ação

 

Fato 3- Bambuzal– Como o estádio tinha um pequeno e restrito espaço com cobertura, os torcedores que não iam para madeirona eram protegidos do sol escaldante de Rondonópolis, em uma ala do Luthero onde havia um bambuzal e que a cobertura natural era utilizada para garantir um pouco mais de conforto ao torcedor.

Imagem: bambuzal
Bambuzal era a proteção do torcedor naquela época

 

Fato 4- Cimentona– Ao contrário da “Madeirona” havia a cimentona, que ficava ao lado aposto das arquibancadas de madeira e era geralmente frequentada por torcedores mais idosos e menos exaltados, que não estavam com vontade de curtir o agito da Madeirona.

Imagem: luthero lopes cimentona e bambuzal
Cimentona ficava do lado oposto à madeirona, ao lado o bambuzal

 

Fato 5- Torcida da Kombi- A Sociedade Esportiva Vila Aurora, no final da década de 80 e no começo da década 90,  estava se profissionalizando e tinha um número reduzido de torcedores, a maioria deles ex-jogadores da fase amadora do Tigre da Vila e amigos do Lelo Brega e do Miltão, que eram diretores da equipe. O volume pequeno de torcedores que ocupavam o espaço era conhecido com Torcida da Kombi, por muitos diziam que os torcedores do Tigre, naquela época cabiam em uma Kombi.

Imagem: komni
Apelido de torcida da Kombi surgiu no antigo Luthero Lopes

 

Fato 5- Sabinão da Massa– Naquele tempo, a Torcida Jovem, Furacão Azul e TUF, não existiam. Os times de Rondonópolis não tinham torcida organizada e quem comandava os fanáticos era o hoje servidor do Detran, Sabinão. Com a sua voz potente, Sabinão gritava do alto da “Madeirona” de onde era acompanhado pelos demais torcedores.

Imagem: sabinao
Sabinão comandava a massa colorada

 

Fato 6– Zé Bundinha– O Luthero Lopes tinha o seu maqueiro fixo, no caso o Zé Bundinha, que a cada jogo do União, quando entrava em campo para socorrer um jogador, tanto adversário como do time da casa, fazia a festa da galera da Madeirona, que sempre apoiava o pique que ele dava em campo.Imagem: maqueiros

 

Fato 7- Chico Fogueteiro– Durante décadas, o estádio Luthero Lopes foi administrado por Francisco das Chagas, o Chico Fogueteiro, figura polêmica, que além de administrador do estádio era cabo eleitoral fervoroso, na época de Carlos Bezerra. Vez ou outra, Fogueteiro se revoltava com o torcedor que reclamava do então prefeito Bezerra.

Chico Fogueteiro - Foto: internet
Chico Fogueteiro era administrador do antigo Luthero – Foto: internet/A Tribuna

Fato 8 – Gastronomia– Se o Mineirão em Belo Horizonte tem como prato principal para os torcedores o “tropeirão mineiro”; o Luthero Lopes tinha como atração gastronômica, a tradicional laranja descascada na máquina manual, que tinha duas utilidades uma alimentar o torcedor e outra jogar o bagaço no juiz ou em algum jogador que cometesse alguma falha grotesca.

Imagem: maquina de descacar laranja
Laranja era o alimento preferido do torcedor que ia ao Luthero

Fato 9 – Pista de Atletismo– Ao contrário do novo Luthero Lopes, o antigo estádio, mesmo que de forma improvisada tinha uma pista de atletismo, em volta do campo, onde muitos atletas disputavam corridas no intervalo do jogo, ou até mesmo, fazia do espaço como local de treinamentos durante a semana. Nesta pista corria feras do atletismo local como o Policia Militar, Manuel Nunes.

Imagem: nunes
Nunes era destaque na pista de atletismo do Luthero Lopes.

 

Fato 10- Sem título– O período de existência do Luthero Lopes antigo, apesar da montagem de grandes times e de o estádio ser um sucesso de público, os times de Rondonópolis não conquistaram títulos estaduais, foram mais de 40 anos à espera de um título no mato-grossense que somente veio em 2005 com o Vila Aurora, já no novo estádio.

Imagem: saci com a madeirona ao fundo
Saci jogou no União na época do antigo Luthero Lopes

 

Relacionadas

Jovem é preso pela Força Tática por tráfico de drogas no bairro Marechal Rondon

A equipe de Força Tática da Polícia Militar prendeu no final da manhã desta sexta-feira (12) um jovem de 25 anos por suspeita de...

PRF apreende 51 mil maços de cigarro em caminhão de mudança na BR-364

Na tarde da última quinta-feira (11), a Polícia Rodoviária Federal realizou a maior apreensão de cigarros do ano de 2024 em Mato Grosso. A...

Fiscalização da Lei Seca prende motoristas com carro roubado, drogas e mandado de prisão em aberto

A Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (13.04), na Avenida Couto Magalhães, área central de Várzea Grande, levou à prisão 12 motoristas. Quatro...

PF deve ir até o fim do mês aos EUA para investigar negociação de joias recebidas por Bolsonaro

A Polícia Federal deve ir ainda neste mês aos Estados Unidos fazer mais investigações que envolvem a negociação de venda de joias recebidas pelo...

Estudantes que farão o Enem 2024 já podem solicitar isenção da taxa de inscrição

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Mato...

Procurado por tráfico interestadual é preso pela Polícia Civil

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol) prendeu nesta segunda-feira (15) um traficante procurado pela justiça estadual. O homem de 42 anos, foi...

PRF apreende mais de 450 quilos de drogas no final de semana em MT

Durante o último fim de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso realizou importantes ações que resultaram em significativas apreensões, totalizando cerca...

Motociclista fica ferido após atropelar vaca na MT-480

Um motociclista ficou ferido após atropelar uma vaca, na MT-480, em Tangará da Serra-MT, na noite desta terça-feira (9). Conforme informações apuradas pela equipe da...

STF decide que Estado tem de indenizar vítimas de bala perdida em ações policiais

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (11) que o Estado pode ser responsabilizado pela morte de pessoas baleadas durante operações policiais ou...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas