Agora MT Brasil Assessora parlamentar é presa acusada de esquartejar o marido com a ajuda...
BRASIL

Assessora parlamentar é presa acusada de esquartejar o marido com a ajuda do amante

Da redação com G1
VIA

Suspeitos durante apresentação em delegacia de Manaus - Foto: Adneison Severiano/G1 AM
Suspeitos durante apresentação em delegacia de Manaus – Foto: Adneison Severiano/G1 AM

Uma assessora parlamentar de um vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi presa pela Polícia Civil ao se apresentar na Delegacia Geral, na sexta-feira (22), quando ia prestar depoimento sobre o desaparecimento do marido.

Elcilane Silva Souza, de 36 anos, é suspeita de matar Emerson Pinto dos Reis, de 38. “Isso se deu em razão, possivelmente, de uma expectativa que ela [suspeita] teria de ficar com patrimônio do casal”, afirmou o delegado Thomaz Vasconcelos. Um homem apontado como amante dela também foi preso.

O empresário foi assassinado com mais de 20 facadas e esquartejado na casa do casal em abril deste ano. O corpo só foi encontrado quatro meses depois em um ramal na Zona Leste da capital.
As investigações apontaram que um amigo de infância da vítima, que também seria amante da mulher, participou do crime. Outras duas pessoas, incluindo um adolescente também são suspeitas de envolvimento no caso.

Assessora parlamentar negou ter planejado morte do marido. A mulher disse que foi ameaçada para participar do crime. O homem apontado como comparsa e suposto amante afirma que ela planejou o crime. Os dois trocaram acusações durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (25).

Investigações
Inicialmente, o sumiço do empresário foi investigado como desaparecimento pela Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (Deops). A delegada da Deops, Catarina Torres, disse que uma irmã de Emerson Pinto formalizou o desaparecimento no dia 12 de abril deste ano.

Como os familiares já tinham comunicado o desaparecimento à polícia, a esposa também procurou a delegacia para dizer que o empresário desapareceu depois de um desentendiamento dos dois e não atendia as ligações telefônicas. “Fomos encontrando indícios de que ele havia sido morto”, explicou a delegada.

O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) passou participar das investigações e começou a suspeitar da assessora parlamentar, que era casada com a vítima há 23 anos.

Outros suspeitos
A polícia conseguiu indícios da participação no crime de Alexandre Cavalcante dos Santos, de 33 anos, conhecido como “Caverna”. Ele era amigo de infância da vítima. Carlos Haroldo da Conceição Lopes, de 23 anos, e um adolescente, de 17 anos, também foram identificados como envolvidos no crime.

“Durante as investigações chegamos a conclusão de que o Alexandre juntamente com Elcilane teriam executado o Emerson”, disse o delegado.
Em agosto foram expedidos pela juíza do Tribunal de Justiça do Amazonas Mirza Telma os mandados de prisão temporária por homicídio contra a assessora parlamentar e dois homens.
Alexandre Cavalcante foi preso no dia 10 de agosto em Manaus.

No dia seguinte o adolescente foi apreendido. Já Carlos Haroldo foi preso no dia 23 de agosto em Santarém (PA) e era foragido da justiça do Pará. A assessora parlamentar se apresentou espontaneamente no último dia 22 deste mês e foi presa.

O crime ocorreu na noite do dia 10 de abril, por volta das 19h. O empresário foi atraído para uma emboscada na própria casa onde morava com a esposa, na rua Rio Branco, bairro São Raimundo, na Zona Oeste de Manaus. O trio teria rendido a vítima e depois esfaqueado o empresário mais de 20 vezes.

Segundo a polícia, o corpo de Emerson Pinto foi esquartejado e transportado em malas pela esposa com ajuda de uma amiga para o ramal do Brasileirinho, na Zona Leste da capital.

Relacionadas

Governo prevê queda no preço dos alimentos no primeiro semestre, diz ministro da Agricultura

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta quinta-feira (20) que a área econômica do governo federal prevê deflação no preço dos...

STF derruba carência para autônoma receber salário-maternidade do INSS

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou - por 6 votos a 5 - o direito de trabalhadoras autônomas, sem carteira assinada, de...

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

O Brasil fechou o mês de fevereiro com saldo positivo de 306.111 empregos com carteira assinada, resultado de 2.249.070 admissões e de 1.942.959 desligamentos....

Brasil e França negociam uso de combustível nuclear em submarino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta semana o presidente da França, Emmanuel Macron, com quem deve conversar sobre uma possível cooperação...

Mauro Cid é preso após prestar depoimento sobre áudio criticando Moraes e Polícia Federal

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, foi preso nesta sexta-feira (22) após prestar depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre...

Polícia Federal prende três suspeitos de encomendar morte de Marielle Franco

A Polícia Federal realiza neste domingo (24) a Operação Murder Inc que apura os assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes,...

Lula planeja aproximação com setores do agro em meio à alta de preços e à queda de popularidade

Em meio à alta dos preços dos alimentos e à queda de popularidade do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja encontros...

Banco Central comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Um total de 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD) teve dados vazados, informou na sexta-feira (22)...

Justiça Federal em Santos determina a prisão imediata do ex-jogador Robinho

A 5ª Vara Federal de Santos determinou nesta quinta-feira (21) a prisão do ex-jogador Robinho depois de decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça)...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas