Agora MT Mundo Cientistas criam método que detecta uso de cocaína pela impressão digital
MUNDO

Cientistas criam método que detecta uso de cocaína pela impressão digital

Da redação com Época
VIA

Cientistas da universidade de Surrey, no Reino Unido, desenvolveram um teste rápido e altamente sensível, usando a impressão digital, que pode, em alguns minutos, confirmar se uma pessoa fez uso de cocaína. O estudo, publicado na revista científica “Clinical Chemistry”, é o resultado do primeiro estudo em grande escala de usuários da droga e é um avanço em direção a um alcance maior da detecção de usuários de outras substâncias de classe A.

Dependência em cocaína - Foto/Arquivo
Dependência em cocaína – Foto/Arquivo

A pesquisa foi realizada em parceria com o “Netherlands Forensic Institute and Intelligent Fingerprinting“. A equipe, liderada por Catia Costa e Melanie Bailey, da Universidade de Surrey, desenvolveu uma nova técnica para analisar os níveis de cocaína detectados nas impressões digitais. Eles usaram papel cromatográfico para retirar a amostra como parte de uma técnica conhecida como “Espectrometria de massas por paper spray”.

O estudo analisou impressões digitais de um grupo de pacientes que faziam tratamento em centros de reabilitação, assim como de um grande grupo não usuário de drogas. Todos os participantes lavaram suas mãos de formas variadas antes do teste, e, então, amostras foram coletadas em um “paper spray” já preparado.

Na impressão digital utilizou-se produtos químicos para que os cumes delas (e, por consequência, a identidade do doador) pudessem ser estabelecidas anteriormente para análise. Quando um indivíduo faz uso de cocaína, os traços dos indicadores quimícos benzoylecgonina e metilecgonina, enquanto metabolizam a droga, ficam presentes em resíduos das impressões digitais. Tais traços podem ser detectados mesmo após lavar as mãos.

Segundo Catia Costa, “Espectrometria de massas com ionização por paper spray está ganhando crescente popularidade em círculos forenses porque é incrivelmente sensitivo e muito fácil de configurar um sistema de teste. Vão salvar tempo de laboratório”.

“Essa é a primeira vez em que a técnica foi usada para detectar a presença de drogas em impressões digitais. Nossos resultados mostram que a técnica foi 99% efetiva ma detecção do uso de cocaína nos pacientes”, completou ela.

Melanie Bailey completa a colega: “Esse é um grande avanço em nosso trabalho para trazer, em tempo real, método não invasivo de teste de drogas para o mercado, que irá trazer um resultado definitivo em uma questão de minutos. Já estamos trabalhando em um método de 30 segundos”.

“Essa pesquisa mostra claramente o importante papel que as impressões digitais podem ter na simplificação no rastreio de drogas. Essas atividades confirmam as impressões digitais como uma matriz de diagnóstico”, acrescenta Jerry Walker, Intelligent Fingerprinting\’s CEO

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas