Agora MT Mundo Mais de 3 milhões de habitantes norte-americanos procuram abrigos temendo furacão
MUNDO

Mais de 3 milhões de habitantes norte-americanos procuram abrigos temendo furacão

Da redação com G1
VIA

O furacão Irma, uma das tempestades mais fortes no Atlântico em um século, atingiu a ilha de Barbuda e se dirigia para São Martin, na região do Caribe, na manhã desta quarta-feira (6).

Furacão Irma - Foto: NOAA National Weather Service National Hurricane Center/Reuters
Furacão Irma – Foto: NOAA National Weather Service National Hurricane Center/Reuters

Porto Rico, São Cristóvão e as Ilhas Virgens devem ser atingidas pelo furacão de categoria 5, a mais alta, que traz ventos intensos, chuvas fortes e ondas de até 12 metros para o norte de ilhas caribenhas.

O furacão pode seguir para a Flórida no fim de semana, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), tornando-se a 2ª tempestade mais violenta a atingir o território continental dos Estados Unidos em duas semanas.
O olho do Irma passou sobre a ilha de Barbuda, a leste de Porto Rico, no início da manhã desta quarta com ventos de 295 km/h, segundo a Reuters.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) informou que Irma se move a uma velocidade de 24 km/h, segundo a BBC.
A extensão dos danos e o número de vítimas ainda eram desconhecidos no início desta quarta-feira.

Barbuda
“Estamos encolhidos e está ventando muito. O vento é uma grande ameaça. Até agora, alguns telhados foram arrancados”, disse Garfield Burford, diretor de notícias da rádio e TV ABS da ilha de Antígua, ao sul de Barbuda.

A maioria das pessoas ficou sem eletricidade em Antígua e Barbuda, e cerca de mil delas iriam passar a noite em abrigos de Antígua. “É muito assustador… a maioria das ilhas está escura, então é muito, muito apavorante”, disse.

O governador de Porto Rico, Ricardo Rossello, exortou os 3,4 milhões de habitantes do território norte-americano a buscarem refúgio em um dos 460 abrigos de furacão antes da tempestade, de acordo com a Reuters.

A polícia e soldados da Guarda Nacional deve começar a retirar pessoas de áreas sujeitas a inundações no norte e no leste da ilha.

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas