Agora MT Mundo Miss Turquia perde o título por fazer comentário infeliz nas redes sociais
MUNDO

Miss Turquia perde o título por fazer comentário infeliz nas redes sociais

Da redação com G1
VIA

Miss Turquia 2017, Itir Esen - Foto: Associated Press
Miss Turquia 2017, Itir Esen – Foto: Associated Press

 

A vencedora do concurso de Miss Turquia 2017, Itir Esen, perdeu seu título nesta sexta-feira (22) poucas horas depois de ganhar o concurso de beleza, por causa de uma mensagem publicada em sua conta no Twitter sobre a tentativa de golpe ocorrido em 15 de julho de 2016. O tweet foi publicado há dois meses, mas veio à tona apenas depois de sua eleição.

“Esta manhã fiquei menstruada para celebrar o dia dos mártires do 15 de julho. Comemoro este dia vertendo o sangue derramado por nossos mártires”, tuitou Esen, que tem 18 anos, no dia 16 de julho, um dia depois do primeiro aniversário da tentativa de golpe de Estado.

As declarações de Esen indignaram muitos internautas turcos, em um país onde a memória das vítimas do golpe fracassado ainda é muito forte. Os organizadores do concurso retiraram a vitória de Esen e asseguraram que não haviam visto o tuíte antes de sua eleição.

“Lamentamos informar que esse tweet foi postado por Itir Esen. Não é possível para a organização do concurso Miss Turquia aceitar esse post, já que ela pretende apresentar a Turquia ao mundo e contribuir com sua imagem”, informou um comunicado divulgado pelos organizadores do concurso de beleza.

Esen ainda não se manifestou, mas teria removido todas as fotos tiradas durante o concurso de suas contas das redes sociais. Após a perda do título, Aslı Sümen, que foi a vice-campeã do concurso deste ano, ganhou automaticamente o direito de representar a Turquia no concurso de Miss Mundo, que será realizado na China este ano.

As declarações de Esen indignaram muitos internautas turcos - Foto: Associated Press
As declarações de Esen indignaram muitos internautas turcos – Foto: Associated Press

A tentativa de golpe de estado de 2016 provocou cerca de 250 vítimas, que se tornaram um verdadeiro objeto de culto nacional na Turquia. Os retratos dos mortos são posicionados em todos os espaços públicos disponíveis, além de serem lembrados pelo presidente Recep Tayyip Erdogan em seus discursos, onde os chamas de “mártires” do golpe falido.

Esen não é a primeira miss turca que sofre as consequências de publicações postadas nas redes sociais. Em 2016, Merve Büyüksaraç, que ganhou o concurso de Miss Turquia em 2006, foi condenada a dois meses de prisão por compartilhar no Instagram uma versão modificada do hino nacional turco com insultos contra Erdogan.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas