O surfista de 16 anos surfava uma sessão pesada no perigoso pico de Box by Box, na costa leste da ilha do Caribe - Foto: Reprodução/Instagram
O surfista de 16 anos surfava uma sessão pesada no perigoso pico de Box by Box, na costa leste da ilha do Caribe – Foto: Reprodução/Instagram

Uma das maiores promessas do surfe de Barbados, Zander Venezia morreu nesta terça-feira durante o swell gerado pelo furacão Irma. O surfista de 16 anos surfava uma sessão pesada no perigoso pico de Box by Box, na costa leste da ilha do Caribe, quando sofreu uma vaca e bateu violentamente com a cabeça nos corais. O choque deixou Venezia inconsciente e ele não resistiu aos ferimentos. A suspeita é de fratura no pescoço, porém, as causas da morte não foram confirmadas. O jovem era um dos muitos surfistas que aproveitavam o swell na ilha caribenha.

O irmão do atual campeão mundial John John Florence, Nathan Florence, era um deles. O havaiano voou até Barbados só para surfar o swell e foi um dos primeiros a socorrer Venezia. Ele ajudou a retirá-lo da água e fez as primeiras tentativas para reanimar o surfista local. O pico exige experiência e é de difícil acesso.

A direita pesada e rápida, que quebra sobre uma rasa bancada de corais, acabou tornando-se fatal devido à força do mar.Segundo informou o fotógrafo Jimmy Wilson, o caribenho surfou uma onda com perfeição e desapareceu dos olhos dos que estavam na praia.

Zander Venezia era uma das maiores promessas de Barbados - Foto: Reprodução/Instagram
Zander Venezia era uma das maiores promessas de Barbados – Foto: Reprodução/Instagram

Pouco tempo depois, a sua prancha foi encontrada boiando no mar. O corpo de Venezia estava submerso. Uma das possibilidades é a de que ele tenha se machucado na fundo ao ser atingido pelas ondas seguintes da série.

– Eu fiz uma foto da sua última onda. Ele não caiu. Não temos certeza do que aconteceu – disse Jimmy Wilson à revista Stab.

Venezia foi encaminhado para um hospital da região, onde foi diagnosticada a morte. A notícia deixou o mundo do surfe de luto. Kelly Slater foi um dos atletas a se manifestar sobre o ocorrido. O surfista de 16 anos sagrou-se campeão de uma competição na Caroline do Norte neste ano e ainda conquistou o troféu da etapa do Rip Curl Grom Search em Outer Banks, nos Estados Unidos.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.