Agora MT Mundo Novo ataque em base militar deixa mais de 40 mortos no Afeganistão
MUNDO

Novo ataque em base militar deixa mais de 40 mortos no Afeganistão

Da redação com G1
VIA

Ataque matou 43 soldados em uma base no sul do país - Foto/Reprodução
Ataque matou 43 soldados em uma base no sul do país – Foto/Reprodução

Os talibãs lançaram um novo ataque no Afeganistão, nesta quinta-feira (19), que matou 43 soldados em uma base no sul do país.
Cometido com uma bomba implantada em um Humvee (veículo militar leve), esta foi a terceira investida letal contra forças do governo em menos de 48 horas.

Segundo o Ministério da Defesa, “mais de 60 soldados estava na base, 43 morreram, nove ficaram feridos, e seis estão desaparecidos”. “Dez agressores foram mortos”, relatou a Pasta em um comunicado.

Em uma mensagem dirigida à imprensa, os talibãs reivindicaram a operação, afirmando que “os 60 soldados foram mortos”. Mortos e feridos foram levados para o hospital da base militar de Kandahar, a grande cidade do sul do país.

“O ataque aconteceu esta manhã, às 2h50 (20h20 de quarta, no horário de Brasília). Um grupo de insurgentes atacou a base de Chashmo no distrito de Maiwand”, acrescentou a nota.
“Achamos que os invasores usaram pelo menos um Humvee cheio de explosivos, que detonaram na entrada da base.

Temos de verificar se havia vários nele, mas, infelizmente, não sobrou nada no campo. Queimou tudo”, declarou à AFP o porta-voz do Ministério, general Dawlat Waziri.
Reforços foram enviados para o local.

Uma fonte dos serviços de segurança consultada pela AFP disse que “um único Humvee roubado do Exército” foi usado.
“Quando esse tipo de veículo é enchido de explosivos basta um só para causar enormes estragos. Explodiram a base. Não resta mais nada, apesar dos muros de proteção”, disse esse funcionário.
Segundo ele, recentemente, os talibãs “ameaçaram” a instalação diversas vezes.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas