A Black Friday movimenta o comércio local nesta sexta-feira (24) em Rondonópolis. Algumas lojas já estampam nas vitrines as promoções, descontos e prazos diferenciados. O objetivo é atrair o cliente e alavancar as vendas. A data conhecida nos Estados Unidos como ‘sexta-feira negra’ é um dos eventos do varejo no país. Filas de consumidores animados para as compras abaixo do preço de custo se formam nas lojas.
Em Rondonópolis, a data se repete com descontos que neste ano variam no comércio entre 20% e 70%.
Na cidade, a Black Friday já levou a dona de casa Rosilene Rodrigues de Oliveira, 45 anos para as ruas. Ela diz que não acredita nas vendas, mas mesmo assim corre atrás dos valores mais variados. “Olha não é em todas as lojas que a gente pode acreditar e sair comprando. O segredo é pesquisar e pesquisar e depois pesquisar de novo, porque as vezes eles diminuem o preço nesta data, mas é uma enganação, eu estou aqui procurando algum lugar para confiar”, aponta.
Emilhayne de Costa Souza -Foto: Ronaldo Teixeira/AGORAMTJá para a jovem Emilhayne da Costa Souza, 19 anos essa é a melhor época do ano. “Eu já fiz a minha feira, comprei presente para o namorado, pai, irmão, mãe, tia, e não me arrependo porque em outra época, eu compraria presentes por um valor mais caro” . Hoje eu saio feliz” discorre a consumidora que levou duas calças, três camisetas e até sapatos por R$ 150.
Os consumidores encontram variedades em produtos, desde supermercados a lojas de calçados, confecções, eletroeletrônicos, etc. Nas ruas o movimento está maior que o de costume, os comerciantes investem em campanhas publicitárias para anunciar os descontos do dia. “Investimos em tudo porque nós queremos que nosso consumidor seja beneficiado nessa época que já se aproxima do natal e ano novo. A família vem e já faz a compra para todo mundo”, diz gerente de uma das lojas Adriano Batista.
No Brasil
Segundo pesquisa realizada Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) a data já é conhecida pelos consumidores e 72% dos entrevistados consideram o Black Friday como dia de oportunidade para comprar algo desde que os preços estejam baixos.
Das pessoas entrevistadas em todo o país, 39% têm a intenção de fazer compras neste ano e 43% também pretendem comprar, dependendo dos preços e descontos ofertados. Entre os que não pretendem comprar no evento, os principais motivos são falta de dinheiro (23%), considerar que o momento econômico não é favorável para compras (18%) e a crença de que a promoção anunciada não seja real (16%).