Agora MT Mundo Grupo armado invade canal de televisão e deixa mortos e feridos no...
MUNDO

Grupo armado invade canal de televisão e deixa mortos e feridos no Afeganistão

Da redação com G1
VIA

Policiais e civis carregam homem ferido por ataque a canal de TV em Cabul - Foto: Reuters/Omar Sobhani
Policiais e civis carregam homem ferido por ataque a canal de TV em Cabul – Foto: Reuters/Omar Sobhani

Homens armados invadiram nesta terça-feira (7) um canal de televisão em Cabul, no Afeganistão, surpreendendo vários funcionários. A ação durou várias horas e deixou ao menos dois mortos, segundo a Reuters.

O porta-voz do Ministério do Interior, Najib Danish, afirmou que “entre dois e três atacantes entraram na Shamshad TV”. As forças de segurança entraram no complexo e mataram um dos criminosos.”Estamos fazendo todo o possível para abater o restante”, disse ele. Ele afirmou ainda ter informações de que dois funcionários tiveram ferimentos leves.
O Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado, segundo a Reuters, mas não há confirmação das autoridades afegãs. O porta-voz dos talibãs, Zabiullah Muyahid, negou qualquer envolvimento do grupo insurgente com o ataque.

“Vi nas câmeras de segurança três criminosos entrando no prédio da emissora. Atiraram no guarda e depois entraram. Começaram a lançar granadas e a atirar”, afirmou o repórter Faisal Zaland, da Shamshad TV, que afirmou ter escapado por uma porta dos fundos do edifício.
A Shamshad TV, uma emissora em idioma pashtun que alcança todo o país, passou a exibir às 11h30 locais (3h de Brasília) uma imagem fixa ao invés de sua programação habitual. O chefe de polícia da capital afegã disse à CNN que a ação teria começado uma hora antes.

Jornalistas afegãos se concentram em frente ao canal de TV invadido- Foto: Shah Marai / AFP
Jornalistas afegãos se concentram em frente ao canal de TV invadido- Foto: Shah Marai / AFP

De acordo com Faisal Zaland, as forças de segurança seguiram para o prédio e “tentam matar os criminosos”.
A maior parte dos funcionários do canal deixou o local, mas ainda há gente dentro do edifício, afirmou.

O número de atentados aumentou consideravelmente este ano em Cabul, que no fim de maio sofreu o maior ataque de sua história, no qual morreram pelo menos 150 pessoas.
Três atentados, um deles contra uma mesquita xiita, deixaram 75 mortos nas últimas duas semanas de outubro na capital afegã.
Diversos bloqueios, postos de controle móveis e fixos e outros dispositivos de segurança têm sido instalados na cidade. No início de novembro, a polícia interceptou um caminhão que carregava 2.700 kg de explosivos disfarçados sob caixas de tomates, frustrando outro ataque.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas