Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Leite atrapalha absorção de remédio para a tireoide
SAúDE E BEM-ESTAR

Leite atrapalha absorção de remédio para a tireoide

Da Redação com Saúde
VIA

Imagem: leite splash
Consumo de laticínios requer cautela entre os portadores de hipotireoidismo (Foto: Okea//Leite atrapalha absorção de remédio para a tireoide/iStock)

Se você tem hipotireoidismo e toma levotiroxina, comprimido clássico para tratar a condição, é bom planejar direitinho o consumo de leite, queijos e iogurte. Um estudo da Escola de Medicina David Geffen da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovou uma relação que já levantava suspeitas: itens cheios de cálcio reduzem o aproveitamento da medicação.

Por isso, o endocrinologista Hans Graf, da Universidade Federal do Paraná, recomenda um intervalo de duas horas entre a tomada do remédio e a ingestão de laticínios. “Uma alternativa é utilizar a levotiroxina ao deitar, cerca de duas horas após a última refeição. A absorção é excelente”, afirma o médico.

Além dos laticínios, fontes de fibras, soja, fontes de ferro e café são capazes de reduzir a absorção do medicamento. Agora, se o seu problema é o hipertireoidismo, Graf tranquiliza: “Nesse caso, não há alimentos que atrapalhem a atuação dos medicamentos”.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas