Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Os principais cuidados com os bichos no Final do Ano
SAúDE E BEM-ESTAR

Os principais cuidados com os bichos no Final do Ano

Da Redação com Saúde
VIA

Imagem: Cachorros e drinks
O que pra você é diversão ou uma decoração bonita, para o bicho pode ser um baita perigo (Foto: iS/iStock)

Quem poderia imaginar que a magia natalina, com enfeites tão lindos, ceias elaboradas e casa cheia, pode esconder perigos para os nossos amigos de quatro patas?

Isso mesmo! Nessa época do ano, registra-se um aumento de 20% no número de animais internados decorrentes de acidentes ligados às celebrações.

O principal problema é a ingestão de itens típicos da ceia, como castanhas, doces, pedaços de peru, entre outros. Eles são capazes de gerar diarreia e vômito. Não é raro que, nesses casos, os animais precisem ser medicados e receber soro para se reidratarem e recuperarem.

 

E no Réveillon?

Não pense que, passado o Natal, o assunto está resolvido. Devemos preparar a casa para o Ano Novo. E isso inclui estratégias para proteger seu pet contra o barulho dos fogos de artifício.

Sério! Nessa época, animais podem descompensar com a queima dos fogos. Uns sofrem do coração, outros chegam a ter convulsões decorrentes do estresse da barulheira. Por isso, prepare um cômodo isolado, retire objetos que possam quebrar no local e organize uma caminha confortável com brinquedos por perto. Tudo para deixar seu amigo seguro e distraído.

O veterinário poderá orientar, ainda, como proteger os ouvidos com o uso de algodão parafinado, aquele que se molda ao conduto auditivo a fim de abafar o som. Também pode prescrever medicações naturais que auxiliam a manter os animais mais calmos.

Para algumas famílias, uma opção é reservar hotéis para os cães durante as viagens. Os animais recebem programação diária com recreação e distração de sobra, ficando longe da bagunça das festas de final de ano que só agrada aos seus donos.

Assim, ao preparar suas festas de fim de ano, não se esqueça de incluir os pets no planejamento. Eles vão agradecer!

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas