Agora MT Mundo A partir de 2018 abertura de cinemas será permitido na Arábia Saudita
MUNDO

A partir de 2018 abertura de cinemas será permitido na Arábia Saudita

Da redação com G1
VIA

Príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman - Foto: Saudi Press Agency/ Reuters
Príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman – Foto: Saudi Press Agency/ Reuters

A Arábia Saudita irá permitir a abertura de cinemas a partir do início de 2018. O ministro da Cultura e Informação, Awwad bin Saleh Alawwad, afirmou em um comunicado que a Comissão Geral de Meios Audiovisuais iniciou o processo de licenciamento de cinemas no país.
“Esperamos que os primeiros cinemas sejam abertos em março de 2018”, declarou, de acordo com a agência Reuters.

A introdução de lazer e entretenimento está entre os objetivos de um ambicioso plano de reformas e diversificação econômica, Vision 2030, lançado em abril pelo vice-príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, filho de 31 anos do soberano, segundo a France Presse.

Cena do filme O sonho de Wadjda - Foto: Divulgação
Cena do filme O sonho de Wadjda – Foto: Divulgação

Em janeiro, a mais alta autoridade religiosa do país, o mufti da Arábia Saudita, protestou contra a possível abertura de cinemas e a realização de shows neste reino ultraconservador. Na sua avaliação, essas iniciativas serão fontes de “depravação”.
Para o grão-mufti, cinemas “podem exibir filmes libertinos, obscenos, imorais e ateístas, porque eles vão usar filmes importados para mudar a nossa cultura”.

Embora os cinemas oficiais sejam inexistentes na Arábia Saudita, o longa-metragem “O sonho de Wadjda”, dirigido pela saudita Haifaa Al-Mansur, foi aclamado pela crítica e premiado em festivais como de Veneza, Roterdã e Abu Dhabi. Ele foi o primeiro filmado inteiramente dentro da Arábia Saudita.
Há vários anos também é realizado um festival de cinema em Dammam (leste do país).

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas