Agora MT Política 'Quem é governo, tem que ser governo', diz Temer a respeito da...
POLíTICA

‘Quem é governo, tem que ser governo’, diz Temer a respeito da Reforma da Previdência

Da redação com G1
VIA

Imagem: Temer
O presidente Michel Temer (PMDB)

Um recado aos deputados aliados que resistem no apoio à reforma da Previdência, o presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira (18) que “quem é governo, tem que ser governo”.

Ao discursar a parlamentares e ministros durante a solenidade no Palácio do Planalto de sanção de um projeto que trata da exploração de recursos minerais, Temer aproveitou para pedir mais uma vez apoio à reforma, e defendeu que a base aliada vote com o governo nas matérias de interesse do Palácio do Planalto.

“Quero ressaltar que no governo é assim: quem é governo, tem que ser governo, não é verdade? Não dá para ser governo num episódio, para vir aqui naturalmente conversar com o presidente, e ser contra o governo em outros episódios, particularmente, se me permitem, ser contra o governo numa matéria que diz respeito aos interesses do país e, particularmente, aqueles menos privilegiados”, afirmou o presidente.

Temer discursou em tom de recado e falou aos deputados presentes sobre a sanção da medida provisória, aprovada pelo Congresso Nacional, que altera as alíquotas da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

O presidente disse que houve oposição das mineradoras às mudanças, mas que, mesmo assim, iria sancionar o texto.

“Vou sancionar, mas é evidente que isso passou por situações e oposições. As mineradoras estiveram todas aqui para tentar evitar que chegássemos ao dia de hoje”, afirmou.

O governo tem encontrado dificuldade para garantir o mínimo de 308, dentre os 513 deputados, para aprovar a reforma da Previdência na Câmara dos Deputados.

A intenção de Temer era votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) nesta semana, porém, sem a certeza da vitória, a análise do texto em plenário ficou para fevereiro, depois do recesso de deputados e senadores.

No discurso, Temer apontou comportamento dúbio entre parlamentares.

“O que eu tenho observado, meus amigos, é uma coisa curiosa: num dado momento, quando é em favor dos municípios, dos estados ou de outros interesses, [alguns dizem] ‘nós somos governo’. Quando é uma coisa de interesse de todo o país, [alguns dizem] ‘eu não sou governo, eu voto contra'”, completou o presidente.

Durante o discurso, Temer lembrou que governa com apoio do Legislativo, mas frisou que é preciso “aprovas as teses fundamentais” para o futuro do país. Ao tentar amenizar a fala, ponderou que os presentes na solenidade “votam a favor” da reforma.

O presidente voltou a afirmar que a proposta de seu governo ataca os privilégios do sistema previdenciário. Ele ainda repetiu a fala de que não aprovar as mudanças terá impacto negativo na retomada da economia. “Será uma digamos assim coisa quase desastrosa”, declarou.

Relacionadas

Lula chama Bolsonaro de ‘covardão’ ao comentar suposto plano de golpe do ex-presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta segunda-feira (18) sobre o suposto plano golpista elaborado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e o chamou...

Wellington comemora novos campi do IFMT

A criação de novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em municípios de Mato Grosso vai incrementar o desenvolvimento da região,...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas