Agora MT Esportes Vídeo mostra cerca de 8 mil torcedores do Flamengo invadindo Maracanã
ESPORTES

Vídeo mostra cerca de 8 mil torcedores do Flamengo invadindo Maracanã

Da redação com G1
VIA

https://www.youtube.com/watch?v=E2tiVsfiec8

 

O Fantástico deste domingo (17) teve acesso a câmeras internas do estádio e trouxe imagens inéditas dos tumultos e invasões que aconteceram durante a final da Copa Sulameriacana entre o Flamengo e o Independiente da Argentina no Maracanã. O programa mostrou como invasões convocadas com antecedência aconteceram em vários pontos do estádio e colocaram torcedores comuns, incluindo crianças, e policiais, em risco. A PM estima que 8 mil pessoas invadiram o Maracanã.

Os planos de invasão foram divulgados em uma mensagem de áudio em vários grupos de torcedores. “Os ‘cara deu’ o papo: primeiros ‘tiro’ de morteiro lá, pode invadir! As 9 ‘hora’ o encontro, hein mané!? Lá no Norte, primeiro estouro ‘boom’ invade geral hahaha. Caiu a primeira grade, pode correr ‘cumpade’ cada um por si”, diz a mensagem de áudio.

Segundo o grupo de atuação de defesa do torcedor do Ministério Público estadual do Rio, essas são orientações de uma torcida organizada do Flamengo.

As imagens obtidas pelo Fantástico mostram que a invasão começou antes mesmo do horário previsto. Câmeras do setor Norte mostram que às 20h19 fogos dão o sinal e vândalos obedecem: logo depois que os rojões estouram, uma enxurrada de torcedores começam a aparecer na imagem, invadindo o estádio.

Mas a invasão não foi apenas no setor Norte. No setor leste, entrada D, a confusão acontecia quase ao mesmo tempo. Novamente, fogos são lançados em direção ao estádio e torcedores começam a correr para o portão.

A polícia e os fiscais fecharam várias entradas do Maracanã e, quem foi para assistir ao jogo pacificamente, ficava preso entre a grade e os vândalos. Acuados, os torcedores forçavam a entrada e, quando conseguiam passar, eram recebidos com gás de pimenta e golpes de cacetete.

Imagens mostram policiais tentando fugir ou se defender dos rojões atirados pelos vândalos, ou impotentes enquanto a onda humana de invasores entra no estádio. Alguns torcedores caem, outros são pisoteados.

Imagens mostram multidão entrando no Maracanã - Foto: Reprodução/TV Globo
Imagens mostram multidão entrando no Maracanã – Foto: Reprodução/TV Globo

Em outra cena, invasores expulsam os fiscais e forçam a entrada, pouco tempo depois arrancam uma grade. Só não conseguem entrar porque policiais chegam com bombas de efeito moral. Em outro portão a grade chega a ser arrancada e acontece uma invasão. Quando a invasão termina, é possível ver duas mulheres no chão.

Na entrada de deficientes do setor leste, as câmeras flagraram o momento em que uma criança fica presa em uma catraca e passa por momentos de desespero até ser ajudada por outros torcedores. Em vários momentos, torcedores com ingresso ficam presos na confusão. Uma grade chega a cair em cima de uma torcedora, que fica mancando. As imagens também mostram o desesespero de um pai com uma filha no colo.

Mesmo quem conseguia entrar encontrava problemas dentro do estádio – torcedores tinham que cobrir o rosto para se protegerem de bombas de gás lacromogênio disparados pela polícia e fogos lançados pela própria torcida.

“A polícia teve a intervenção com bombas pra dissipar. Foi uma situação que não era nem mais uma preocupação pro juizado nem pra polícia em si, mas era uma contensão de massa. E quem é que se prejudica nisso tudo? Todo mundo. O torcedor. O clube. Todos são prejudicados”, diz o juiz Mario Olinto, do Juizado Especial do Torcedor.

Além do desespero de torcedores comuns prejudicados pelos vândalos, as imagens exibidas pelo Fantástico mostram ainda cenas de roubos em bares do Maracanã e de espancamentos de torcedores por PMs.

“Foi uma experiência bem traumática, eu já passei por várias situações de apertos, de problemas até na copa do mundo quando a gente teve aqueles chilenos presos aqui que derrubaram a grade, mas foi uma coisa pontual, foi naquele local, naquele lugar. Dessa vez não, dessa vez era em todos os lugares, em todos os acessos”, diz Marcia Sales, a coordenadora dos plantões de futebol e grandes eventos (Cejesp), sobre as invasões.

Flamengo admite tirar jogos do Maracanã

A PM não quis gravar entrevista sobre as imagens. O Fantástico mostrou as imagens para o CEO do Flamengo, Fred Luz. O clube cortou neste domingo o plano corporativo do programa de sócio-torcedor para torcidas organizadas.

“O Flamengo passa informação, os órgãos de segurança têm os meios de inteligência deles, na reunião de organização do jogo o Flamengo fez um ofício alertando pra esses sinais que vinham das redes sociais, colocando a importância de se reforçar (…) Agora, em português claro: não foi suficiente. O ponto é: o que que nós vamos fazer? E até mesmo nós, olhando como nação rubro-negra (…) temos que resolver isso!”, disse ele.

“Se o Flamengo não se sentir em condições para que esses jogos sejam realizados aqui, a gente vai ter que humildemente admitir a incapacidade nossa, do estado, do município, de não conseguir fazer o evento aqui e pedir pra transferir para algum outro lugar’, acrescenta.

O promotor do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro garante que as autoridades vão tentar punir os responsáveis. “Nós esperamos identificar por imagens, isso no âmbito criminal, as pessoas que participaram desses eventos, dessas cenas de selvageria extrema que colocaram em risco de milhares de outras pessoas que foram com suas famílias ao estádio pra assistir ao jogo. Vamos procurar identificá-las pra puni-las também na forma da lei criminal. Vamos mandar posteriormente pra Conmebol também, narrando os fatos, demonstrando que nós estamos atuando no sentido de reprimir, punir esse tipo de atitude, seja de qual torcida for”, explica Luiz Antonio Ayres.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas