Agora MT Mundo Ataque em ONG deixa dezenas de feridos no Afeganistão
MUNDO

Ataque em ONG deixa dezenas de feridos no Afeganistão

Da redação com G1
VIA

Veículos pegaram fogo durante ataque contra sede de ONG Jalalabad, no Afeganistão -Foto: Parwiz/ Reuters
Veículos pegaram fogo durante ataque contra sede de ONG Jalalabad, no Afeganistão -Foto: Parwiz/ Reuters

Um grupo de terroristas realizou nesta quarta-feira (24) um ataque contra a sede da organização não governamental Save the Children, em Jalalabad, capital da província de Nangarhar, no Afeganistão.

Pelo menos duas pessoas morreram e 14 ficaram feridas em mais de três horas de combate entre terroristas e forças do governo, de acordo com a Reuters.

O Estado Islâmico reivindicou a autoria da ação, que começou às 9h10 (horário local, 2h40, de Brasília) com a explosão de um carro-bomba do lado de fora do prédio, dando passagem para os terroristas entrarem no complexo, disse o porta-voz do governo na província, Attaullah Khogyani.

Policiais fazem cerco contra terroristas que atacaram sede da ONG - Foto: Parwiz/ Reuters
Policiais fazem cerco contra terroristas que atacaram sede da ONG – Foto: Parwiz/ Reuters

“Segundo nossas primeiras informações, os agressores usavam uniformes das forças de segurança”, afirmou.

As Forças de Segurança “operações de varredura” do local e, por isso, o número de vítimas ainda pode aumentar.

O número exato de criminosos que participaram da ação ainda é impreciso. O corpo de um deles foi encontrado no local e outro foi abatido pelas forças de segurança, disse o porta-voz. O porta-voz talibã, Zabiulah Mujahid, comunicou que o seu grupo não estava envolvido no ataque.

Após o ataque, a Save the Children, que ajuda menores que trabalham nas ruas, anunciou que suspenderá suas atividades no Afeganistão, segundo a France Presse. A instituição, que atuava no país desde 1976, afirma que já ajudou mais de 700 mil crianças em 16 províncias, de acordo com a BBC.

‘Rezem por mim’
Mais de uma hora depois do início do ataque, de dentro do prédio, um funcionário da organização conseguiu falar com um amigo pelo aplicativo WhatsApp, segundo a France Presse.

“Estou vivo, rezem por mim. Ouço pelo menos dois invasores no segundo andar. Estão nos procurando. Chamam a polícia “, escreveu.

Dos veículos em chamas, um deles da ONG, subia uma espessa nuvem de fumaça preta, cobrindo a área do atentado.

Esse ataque acontece quatro dias depois de uma ofensiva talibã ao Hotel Intercontinental, um hotel de luxo muito procurado por estrangeiros e situado em Cabul. Nessa ação terrorista, mais de 20 pessoas foram mortas, entre elas 14 estrangeiros.

Nos últimos meses, houve “várias ameaças” em Jalalabad, mas não especificamente contra estrangeiros, comentaram fontes ocidentais na cidade.

Capital de Nangarhar, na fronteira com o Paquistão, Jalalabad abriga uma grande quantidade de talibãs e de membros do Estado Islâmico, que converteram vários distritos dessa província em suas bases no Afeganistão.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas