Agora MT Política Em 3 anos de mandato, governadores cumpriram 32% dos compromissos de campanha
POLíTICA

Em 3 anos de mandato, governadores cumpriram 32% dos compromissos de campanha

Da Redação com G1
VIA

Nos três primeiros anos de mandato, os governadores de todos os estados mais o Distrito Federal cumpriram 32% das promessas que fizeram durante a campanha eleitoral de 2014. É o que mostra levantamento do G1 considerando 1.035 compromissos assumidos pelos então candidatos antes de serem eleitos. A relação completa por estado está na página especial “As promessas dos políticos”.

Os dados mostram ainda que 26,7% das promessas foram cumpridas parcialmente – ou seja, ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue. Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelo governo estadual na atual gestão são 38,7%.

Em números absolutos, o resultado da avaliação das promessas foi:

Total de promessas: 1.035
Cumpridas: 339
Cumpridas em parte: 227
Não cumpridas: 401
Não avaliadas: 18

As promessas não avaliadas são as feitas pelo governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT), que tomou posse em outubro de 2017. Ele foi eleito em agosto, após a cassação do ex-governador José Melo (PROS) e do vice Henrique Oliveira (SD) por compra de votos nas eleições de 2014.

Divisão por temas

Em termos percentuais, as promessas envolvendo mobilidade urbana e infraestrutura lideram o ranking de promessas não cumpridas. Enquanto isso, entre os compromissos considerados já cumpridos, aqueles envolvendo corrupção, transparência e a própria administração do estado têm os maiores percentuais.

No caso de promessa ligada ao tema de corrupção, há apenas uma sendo avaliada, e foi cumprida (em Sergipe, foi criado o Laboratório de Tecnologia para combater a corrupção e lavagem de dinheiro, conforme prometido em campanha).

Relacionadas

Lula convoca reunião ministerial para a próxima segunda-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião ministerial para a próxima segunda-feira (18), no Palácio do Planalto. A expectativa é que...

Wellington alerta Ministério do Meio Ambiente para seca no pantanal

Presidente da Subcomissão do Bioma Pantanal, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) levou à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao presidente do ICMBio,...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas