Agora MT Opinião do Leitor Julgamento não é paredão do BBB
OPINIãO DO LEITOR

Julgamento não é paredão do BBB

FONTE
VIA

Imagem: foto
Caiubi Kuhn

Nos últimos anos as operações de combate a corrupção tem sido um assunto sempre presente na mídia brasileira e nas redes sociais. Considero as operações algo muito positivo para o país, pois devido a elas, poderemos ter mudanças profundas na forma de se fazer política no Brasil. Mas uma coisa é certa, os julgamentos não devem ser feitos com base em clamor popular, todo e qualquer caso deve ser analisado a partir das provas e indícios, e a análise deve ser feita de forma séria, garantindo o amplo direito a defesa a cada indivíduo.

Precisamos passar o país a limpo e resgatar nossas instituições. Sei que é difícil acreditarmos algumas vezes no judiciário, no executivo ou no legislativo, todos os poderes passam por crise de credibilidade, mas é impossível termos um país que funcione sem essas instituições que são a base do estado moderno.

No próximo dia 24/01 ocorrerá o julgamento do ex-presidente Lula, e diversos grupos estão organizando manifestações pedindo que o presidente seja inocentado ou condenado. A justiça é composta por várias instâncias, e em teoria, o conjunto delas garantem um julgamento correto. Não enxergo com bons olhos movimentos políticos tentando influenciar a decisão de um julgamento. Ou tão pouco alguns que chegam ao cumulo de, por exemplo, pedir o fim da ficha limpa, ou a condenação sumaria.

Se você acredita na inocência do Lula, e se ele for de fato inocente, isso será provado nesta ou na próxima instância, lembre-se que boa parte do Supremo foi indicada pelo ex-presidente, e caso você duvide retidão do supremo, parte da culpa será dele mesmo. Por outro lado, se você acredita que o julgamento feito pelo Moro em Curitiba foi correto e está baseado em provas, então também deve acreditar que a decisão será mantida.

As manifestações contra ou a favor, trazem a sensação de que nosso país vive um direito relativo, ou seja, em casos similares a condenação valeria para um e não para outro. A afirmação dessa ideia através dos movimentos políticos com certeza é um risco para a construção democrática do Brasil, sejam esses movimentos de esquerda ou direita. A justiça não pode ser igual paredão do BBB, onde cada um vota e define o destino de um cidadão com base no seu pensamento pessoal, a justiça deve ser igual para todos e com os mesmos critérios.

Defendo a democracia e o estado de direito, e quero acreditar que o judiciário irá fazer o seu papel de forma correta, e se por acaso algum erro for cometido, a história tratará de demonstrar futuramente quem estava certo ou errado.

Caiubi Kuhn

Geólogo, mestre em Geociências pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente do Instituto de Engenharia, Campus de Várzea Grande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);

E-mail: caiubigeologia@hotmail.com

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas