30 de novembro de 2020
Mais
    Capa Destaques Após Carnaval, fiéis começam Quaresma com missas e jejuns

    Após Carnaval, fiéis começam Quaresma com missas e jejuns

    Missa do dia dos finados com o bispo Dom Juventino no cemitério da Vila Aurora - Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
    Missa com o bispo Dom Juventino no cemitério da Vila Aurora – Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

    O período da Quaresma começa nesta quarta-feira (14) e abre um tempo de reflexão, silêncio e penitências. Para os fiéis da igreja católica o tempo quaresmal é a preparação para a Páscoa, considerada uma data importante para os cristãos. A data coincide com o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade que tem como tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema: “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8).

    O tempo da quaresma vai da quarta-feira de cinzas até a missa da Ceia do Senhor na 5ª feira Santa. Nos próximos quarenta dias, os fiéis vivenciam de maneira mais intensa momentos de oração, jejum, reflexão, esmola e penitência.

    Bispo Dom Juventino - Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT
    Bispo Dom Juventino – Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

    “Que nesta 4ª feira de cinzas possamos assumir juntos a divulgação da Campanha da Fraternidade e que a quaresma seja um tempo de fraternidade, de conversão e acima de tudo de voltar o olhar para Jesus Cristo, pois Ele é para nós o caminho, a verdade e a vida” pontua o Bispo Diocesano, Dom Juventino Kestering.

    Nessa missa, o sacerdote faz a imposição das cinzas na fronte dos cristãos. As cinzas fazem o cristão lembrar que ele veio do pó e para o pó voltará. Os acontecimentos celebrados destacam a atividade pública de Jesus que começa com forte anúncio de conversão.

    Nesta época, até a decoração das igrejas são modificadas. Os templos não são decorados com flores. Além disso, saem de cena as palmas, os instrumentos musicais são limitados, às vezes, não são usados.

    E em meio a tantas renúncias, muitos fiéis também deixam de lado hábitos alimentares. Alguns fazem jejuns de alimentos e se abdicam de comportamentos.

     

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS