Agora MT Mundo Morre cão que velou túmulo de antigo dono por mais de dez...
MUNDO

Morre cão que velou túmulo de antigo dono por mais de dez anos na Argentina

Da redação com G1
VIA

Cão zelou túmulo de seu dono por onze anos - Foto: Reprodução / La Voz / via Clarín
Cão zelou túmulo de seu dono por onze anos – Foto: Reprodução / La Voz / via Clarín

Capitán, o cachorro que durante mais de uma década velou o túmulo do seu dono na cidade argentina de Villa Carlos Paz, na província de Córdoba, morreu no mesmo cemitério no qual repousam os restos de seu antigo companheiro, informou nesta terça-feira (20) a imprensa local.

“Nunca vi uma coisa tão fiel”, disse Marta Clot, florista do cemitério, ao lembrar entre lágrimas de Capitán, um vira-lata que, com cerca de 16 anos, apareceu morto no banheiro do cemitério após um período no qual já caminhava com dificuldades e tinha perdido parte da visão.

O cão foi o presente-surpresa que Miguel Guzmán deu ao seu filho Damián em 2005.

No entanto, em março do ano seguinte, Miguel morreu e o animal desapareceu da casa da família, embora tenha retornado pouco tempo depois e ficado na rua, perto do imóvel durante alguns dias, segundo relatou em 2012 o diretor do cemitério, Héctor Baccega.

Depois, desapareceu de forma definitiva e a família pensou que tinha morrido ou sido adotado por outra pessoa, até que um dia o encontraram no cemitério, sobre o túmulo de Miguel.

Segundo contavam os frequentadores do lugar, Capitán perambulava pelo cemitério e, ao entardecer, buscava o túmulo do seu dono para dormir. “Costumava dormir no túmulo, mas no final quase não subia pelo problema que tinha no quadril, estava muito frágil”, contou Clot. “Só faltava falar, era um doce total”, acrescentou a mulher, que se encarregou de alimentar e dar a medicação ao cachorro até o fim dos seus dias.

A ideia, agora, é que como Capitán passou sua vida no cemitério, seja também ali onde descansem os seus restos, embora para isso seja necessária uma autorização das autoridades locais.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas