Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Saúde | Sintomas e tratamento para alergia nas mãos
SAúDE E BEM-ESTAR

Saúde | Sintomas e tratamento para alergia nas mãos

Da redação com Tua Saúde

Imagem: maos
Imagem ilustrativa

A alergia nas mãos é uma dermatite de contato, também chamado de eczema, que ocorre quando há contato de um agente agressor com as mãos. Os sintomas incluem vermelhidão e coceira nas mãos, e pode surgir imediatamente ou até 12 horas do contato com a substância agressora.

Os agentes agressores mais comuns são detergentes e produtos de limpeza mas outras situações que também podem causar alergia são fazer uma tatuagem com henna; usar bijuterias, como anéis e pulseiras, ou mergulhar as mãos em baldes de tinta ou solvente, por exemplo.

s sintomas de alergia nas mãos são coceira, vermelhidão, inchaço e descamação da pele da palma da mão e entre os dedos. Esta alergia pode ser localizada numa parte das mãos, em apenas uma mão, ou ser igual nas duas mãos ao mesmo tempo. Nos casos menos graves as mãos podem ficar apenas um pouco secas e com uma leve descamação, mas nos casos mais graves esses sintomas são mais intensos.

A alergia nas mãos pode ser confundida com a psoríase, que se manifesta com descamação da mão e ressecamento, mas por vezes, também pode ser confundida com disidrose, que causa bolinhas e intensa coceiras nas mãos, sendo por isso importante consultar o médico sempre que os sintomas de alergia nas mãos estiverem presentes.

O médico mais indicado para avaliar esse alteração é o dermatologista que pode chegar ao diagnóstico de dermatite ou eczema somente ao observar a aparência das mãos.

 

O que pode causar alergia nas mãos

Geralmente a alergias nas mãos não é causada por apenas um fator, mas uma combinação de vários fatores como, a pré disposição genética, contato com produtos de limpeza potencialmente irritantes como sabão, detergente, cloro, tinta, solúveis, exposição frequente ao frio ou ao calor, e a fricção frequente da pele.

Nesse caso, os produtos removem a proteção natural da pele, levam à desidratação da pele e eliminam a camada lipídica, e tudo isso deixa a pele das mãos mais seca e desprotegida, facilitando a proliferação de microorganismos, e por isso pode haver sinais de agravamento.

As pessoas que tem maiores chances de desenvolver a dermatite de contato nas mãos são as que trabalham como pintores, cabeleireiros, em açougues, profissionais da área da saúde por terem que lavar as mãos com muita frequência, empregados de limpeza e serviços gerais pelo contato frequente com produtos de limpeza. No entanto, qualquer pessoa pode ter um quadro de alergias nas mãos ao longo da vida.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas