23 de setembro de 2020
Mais
    Capa Blogs Arquitetando Agora Você sabe como usar a platibanda? | Arquitetando Agora

    Você sabe como usar a platibanda? | Arquitetando Agora

    Olá meu querido leitor, depois de um tempo reformulando novas ideias para vocês. Hoje vamos ver um pouco sobre PLATIBANDA, que nada mais é quando a construção não tem um telhado aparente, ficando como se fosse um “caixote”.

    A platibanda é um tipo de mureta que fica no alto da casa e serve para esconder o telhado. Normalmente é utilizado o telhado de fibrocimento, aquele tipo de telha cinza e ondulada, que é mais barato que o de cerâmica. Quando usar a platibanda, é necessário usar também calhas e canos pra descida de água. A platibanda também pode ser usada como um recurso estético, para deixar a casa mais geométrica e possibilitando inúmeras formas de uso de revestimento e adornos estéticos.

    Imagem: levy art
    Fonte: Levy Art

    Tradicionalmente no Brasil foi sendo utilizado um beiral com telha aparente, em um estilo mais colonial. Com o passar do tempo foi-se quebrando essa tradição, dando espaço para algo mais ‘clean’ e moderno, fazendo com que nós arquitetos pudéssemos criar ainda mais inovações para os clientes.

    Estas imagens ilustram basicamente o método construtivo e sua utilização.

    Imagem: planta de casaEm contrapartida da praticidade sobre esse tipo de cobertura existem muitos mitos sobre o uso de platibanda. Coisas relacionadas ao conforto térmico, durabilidade e outros mais.

    Imagem: casa
    Fonte: Ana Paula e Sanderson Arquitetura

    Relacionado ao conforto térmico, foram desenvolvidos materiais que contribuem para a melhoria térmica dos ambientes. Como mantas e alguns revestimentos que bloqueiam a passagem do calor/frio aumentando ainda mais os benefícios deste tipo de material. Já em relação a durabilidade, não há muito o que se contestar, claro que uma telha de fibrocimento não tem a mesma resistência que uma de cerâmica, mas mesmo assim, uma manutenção deste produto ainda sim vale a pena quando se coloca na ponta do lápis.

    Imagem: statera arquitetura
    Fonte: Statera Arquitetura.

    Espero que você tenha gostado deste post!
    Curta, comente e compartilhe. Envia para aquele amigo que precisa se inspirar também!
    Ate semana que vem.
    Abraço…

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS