Agora MT Mundo Após incêndio matar 41 crianças em shopping, milhares de pessoas protestam na...
MUNDO

Após incêndio matar 41 crianças em shopping, milhares de pessoas protestam na Rússia

Da redação com G1
VIA

https://www.youtube.com/watch?v=UkYCBldXsY8

Em meio a rumores de que autoridades teriam ocultado o número real de vítimas fatais do incêndio um um shopping na cidade de Kemerovo, na Sibéria, o luto da população se mistura a protestos contra os responsáveis pelo centro comercial, o governo e os políticos.

Milhares de russos protestaram nesta terça-feira (27) na praça central de Kemerovo, culpando as autoridades pela morte de ao menos 64 pessoas no incêndio, entre elas 41 crianças, segundo informou a agência russa Interfax.

O incêndio, ocorrido no último domingo, destruiu o shopping Zimnyaya Vishnia. O lugar era um destino popular para famílias e estava cheio no momento em que foi atingido pelas chamas, no primeiro dia das férias escolares.

A lista de acusações populares inclui negligência aos padrões de segurança, bloqueio das saídas de emergência e sobrecarga das equipes de resgate, falhas que teriam transformado o shopping em chamas numa armadilha, especialmente para as crianças que estavam num parquinho interno e no cinema no último andar do edifício.

Incêndio atinge shopping em Kemerovo, na Sibéria - Foto: Ministério de Situações de Emergência da Rússia/AP)
Incêndio atinge shopping em Kemerovo, na Sibéria – Foto: Ministério de Situações de Emergência da Rússia/AP)

O presidente russo, Vladimir Putin, visitou Kemerovo, 3.000 km a leste de Moscou, e afirmou que as mortes foram causadas por “negligência criminosa e desleixo”. Ele não compareceu à manifestação, que durou pelo menos seis horas. Outras cidades do país também foram palco de homenagens às vítimas do incêndio.

Centenas de vítimas?
O shopping tinha uma ampla área de entretenimento, incluindo, além de cinema, um zoo com animais de estimação e boliche. Muitas das crianças que estavam no local ainda não foram encontradas. Em meio a especulações nas redes sociais, usuários chegaram a dizer que o real número de mortos seria de 250 a 300 pessoas.

Um manifestante, Igor Vostrikov, disse ao governo local que as famílias das vítimas acham que o número de mortes é maior do que o informado, porque o cinema inteiro pegou fogo.

“Não estamos pedindo sangue. Precisamos de justiça”, disse Vostrikov, que perdeu a esposa, a irmã e três filhas, de dois, cinco e sete anos de idade, no incêndio.

“Elas morreram porque estavam trancadas no cinema”, disse Vostrikov ao canal de televisão Dozhd. “Elas estavam gritando lá: ‘Estamos presas, estamos sufocando’. Ninguém ajudou porque, quando o incêndio começou, todo mundo saiu correndo”, contou.

População denuncia resposta defasada
A agência russa Interfax informou que os manifestantes se reuniram durante várias horas no centro de Kemerovo para exigir a demissão de Aman Tuleyev, governador da região de mesmo nome.

Manifestantes se reúnem na praça Puchkin, em Moscou, em ato que lembrou vítimas do incêndio em shopping center de Kemerovo - Foto: Mladen Antonov/AFP
Manifestantes se reúnem na praça Puchkin, em Moscou, em ato que lembrou vítimas do incêndio em shopping center de Kemerovo – Foto: Mladen Antonov/AFP

No cargo há mais de 20 anos, o governador não apareceu no protesto, que teve forte presença de policiais e integrantes da Guarda Nacional. Tuleyev também ainda não visitou o local da tragédia, nem encontrou os familiares das vítimas, de acordo com a agência AP.

Porém, após encontro com Putin, Tuleyev acusou “a oposição” e “interferências locais” de fomentar o protesto, dizendo que os familiares das vítimas não estavam na manifestação.

Putin também foi criticado por não se pronunciar imediatamente à nação ou logo declarar um período de luto. Aparentemente cedendo à pressão popular, ele assinou um decreto declarando luto nacional para esta quarta-feira.

‘Investigação minuciosa’
Putin também visitou uma cerimônia espontânea em memória às vítimas no shopping, onde residentes locais vêm depositando flores, velas e brinquedos. O presidente colocou um buquê de rosas vermelhas no local e exigiu uma minuciosa investigação da tragédia.

“Todas as autoridades serão investigadas, começando com aquelas que fizeram o registro do edifício”, disse Putin, em declarações divulgadas pela agência estatal de notícias TASS.

“Quem permitiu o uso desses materiais? São inflamáveis”, afirmou o presidente russo, em alusão a materiais como plástico barato, usados na construção do edifício e que estão sendo apontados como a principal causa da rápida propagação das chamas. O que restou do shopping, construído há cinco anos, será agora derrubado.

O prefeito de Kemerovo pediu aos manifestantes na praça central que nomeassem representantes para visitar o necrotério para verificarem que as autoridades não estão mentindo sobre o número de mortos.

Alguns poucos manifestantes atenderam ao pedido e se encontraram depois com Putin, que lhes pediu para “não duvidarem” de que haverá investigações transparentes.

Bloqueio das saídas
Investigadores federais afirmaram que saídas de emergência foram bloqueadas e que um segurança desligou o alarme. Várias outras pessoas foram detidas para serem interrogadas, incluindo o diretor da administradora do shopping e o locatário das instalações onde se suspeita que o fogo tenha começado, próximo ao cinema no quarto andar.

Alexander Bastrykin, líder do comitê investigativo, disse a Putin nesta terça que o alarme de incêndio não estava funcionando há duas semanas e que o segurança foi preso, mas que ele ainda não tinha obtido uma explicação para a sua atitude.

Imagens registradas pelas câmeras de vigilância do shopping mostrou o incêndio começando numa área de entretenimento, com uma nuvem negra de fumaça dominando o amplo espaço em segundos. Adultos se apressaram em juntar as crianças que estavam no local e evacuar o prédio. Nesta terça-feira, autoridades russas anunciaram o fim das buscas por vítimas fatais das chamas.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas