Agora MT Destaques Em 15 anos, o uso de antibióticos aumenta 65% e ameaça saúde...
DESTAQUES

Em 15 anos, o uso de antibióticos aumenta 65% e ameaça saúde mundial

Da redação com Exame.com
VIA

Imagem: REMÉDIOS
Foto: IsTOCK

O consumo global de antibióticos aumentou em 65% entre 2000 e 2015, impulsionado pelo uso explosivo em países de renda média e baixa, mas que representa uma ameaça à saúde global – apontam os pesquisadores.

Em seu relatório, os especialistas ressaltam que “a resistência aos antibióticos, impulsionada pelo consumo de antibióticos, é uma ameaça crescente à saúde global”.

Publicado na segunda-feira (26) na revista americana Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS), este estudo, baseado em parte em projeções, alerta: “O consumo global total de antibióticos em 2015 foi estimado em 42,3 bilhões de doses diárias”.

Nos 76 países estudados, a absorção de antibióticos aumentou de 21,1 bilhões de doses diárias, em 2000, para 34,8 bilhões, em 2015.

Correlacionado com o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), o nível de consumo de antibióticos aumentou particularmente nos países de renda média e baixa (LMIC): +114% em 16 anos, chegando a 24,5 bilhões doses diárias determinadas.

Para o pesquisador Eili Klein, do Center for Disease Dynamics, Economics & Policy e um dos autores do estudo, esse aumento significa “um melhor acesso aos medicamentos necessários em países com muitas doenças que podem ser tratadas com eficácia com antibióticos”.

Mas o pesquisador alerta: “À medida que mais e mais países obtiverem acesso a essas drogas, essas taxas (de consumo) aumentarão (…), o que levará a taxas mais altas de resistência a antibióticos”.

Mas essa resistência bacteriana é responsável por 700.000 mortes por ano em todo o mundo, segundo um grupo de especialistas internacionais formado em 2014 no Reino Unido.

 77% de aumento

O consumo é menor em países de alta renda (HIC), com 10,3 bilhões de doses diárias. E, entre 2000 e 2015, o aumento foi de apenas 6%.

A taxa de consumo por mil habitantes e por ano continua muito maior em países de alta renda. Mas em 16 anos, essa taxa aumentou em 77% para os países de renda média e baixa, enquanto diminuiu em 4% para os países ricos.

Alguns países LMIC ultrapassaram a taxa de consumo de antibióticos de países de alta renda.

Em 2015, Turquia, Tunísia, Argélia e Romênia estavam entre os seis países com as maiores taxas de uso de antibióticos, enquanto em 2000 os cinco principais países eram de alta renda.

Outro exemplo, em 16 anos, o consumo de antibióticos dobrou na Índia, aumentou 79% na China, e 65%, no Paquistão. Esses três países são os maiores usuários de antibióticos entre os países LMIC.

No sentido contrário, o aumento foi marginal nos três países líderes do consumo em nações de alta renda, Estados Unidos, França e Itália, explica o estudo.

Saúde da humanidade

Os pesquisadores alertam para o futuro: “As projeções de consumo global de antibióticos em 2030, presumindo nenhuma mudança política, são até 200% superior aos 42 bilhões de doses diárias em 2015”.

“Eliminar esta utilização inútil (de antibióticos) deve ser uma primeira etapa e uma prioridade para cada país”, disse Eili Klein à AFP.

Cerca de “30% da utilização nos países de alta renda é inadequada”, ressaltam, acrescentando que o consumo considerável de antibióticos em alguns países LMIC sugere igualmente que um uso inapropriado é real.

A resistência aos antibióticos poderia causar dez milhões de mortes por ano até 2050, aponta um estudo britânico recente.

A saúde da humanidade poderá depender os ornitorrincos. Este animal, que vive na Austrália, é um dos raros mamíferos que coloca ovo. Uma equipe australiana descobriu recentemente que uma proteína no leite materno do ornitorrinco poderia ter virtudes terapêuticas para o humano.

Relacionadas

Justiça mantém prisão preventiva de Carlinhos Bezerra por duplo homicídio

A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou, por unanimidade, habeas corpus impetrado por Carlos Alberto Gomes Bezerra, réu...

Mulher denuncia ter sido vítima de estupro em Rondonópolis

Uma mulher de 45 anos denunciou que foi vítima de estupro na noite deste sábado (20), no bairro Jardim Tropical, em Rondonópolis-MT. O suspeito...

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

Mulher esfaqueia marido após ser agredida com filha no colo

Um homem de 36 anos foi esfaqueado após agredir a esposa que estava com a filha recém-nascida do casal nos braços, no bairro Tijucal,...

Força Tática desarticula quadrilha e apreende porções de maconha de dinheiro

Quatro homens de 23, 24, 26 e 34 anos foram presos pela Força Tática pelo crime de associação para o tráfico de drogas, na...

Anvisa mantém proibição da venda de cigarros eletrônicos e reforça medidas de combate

A diretoria da Anvisa formou maioria nesta sexta-feira (19) para manter a proibição da importação, comercialização e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil. Desde...

Vereador alega estar sofrendo represálias e sendo impedido de acessar informações públicas após mudança de partido

Vereadores da oposição comentaram nesta quarta-feira (17), durante sessão na Câmara Municipal, sobre a suposta omissão de informações por parte da equipe do prefeito...

Casal é preso comercializando entorpecentes no Jardim Três Américas

Um casal sendo uma mulher de 25 anos e um homem de 28 anos, foi preso pelo Grupo de Apoio (GAP) da Polícia Militar...

Idosa de 71 anos fica ferida após ser atropelada por carro ao atravessar avenida Bandeirantes

Uma idosa de 71 anos ficou ferida após ser atropelada por um carro, na avenida Bandeirantes, no bairro Jardim das Hortências, na manhã desta...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas