Agora MT Mundo Embaixadora renuncia cargo após 31 anos de serviços ao governo americano
MUNDO

Embaixadora renuncia cargo após 31 anos de serviços ao governo americano

Da redação com G1
VIA

A embaixadora dos EUA no México, Roberta Jacobson - Foto: AP Photo/Rebecca Blackwell
A embaixadora dos EUA no México, Roberta Jacobson – Foto: AP Photo/Rebecca Blackwell

A embaixadora dos Estados Unidos no México, Roberta Jacobson, disse nesta quinta-feira (1º) que irá deixar o cargo em maio, se juntando a uma crescente lista de autoridades de alto escalão do Departamento de Estado que deixaram o órgão durante a Presidência de Donald Trump.

A decisão de Jacobson aconteceu num momento em que as relações entre os dois países vizinhos estão em um ponto baixo, graças às ameaças de Trump de abandonar o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) e forçar o México a pagar por um muro fronteiriço.

“Após 31 anos de serviços ao governo dos EUA, irei sair no começo de maio em busca de novas oportunidades. Eu saio sabendo que a relação EUA-México é forte e crucial”, escreveu em publicação no Twitter. “Juntos nós somos mais fortes!”.

Jacobson acrescentou não saber quem será seu substituto.

Mais cedo nesta quinta-feira, o jornal mexicano “Reforma” relatou que Trump planeja nomear o ex-presidente-executivo da AT&T Ed Whitacre como próximo embaixador no México.

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse ao ministro das Relações Exteriores do México, Luis Videgaray, em ligação telefônica em 17 de fevereiro que Jacobson havia renunciado, informou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

“É trabalho exclusivamente do governo dos EUA revelar publicamente quem irá nomear para liderar sua representação diplomática no México”, informou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado, agradecendo Jacobson por seu serviço no México e na região, e desejando boa sorte em seus futuros trabalhos.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas