Agora MT Brasil Pais comemoram sucesso de transplante da filha que comoveu cidade de SP
BRASIL

Pais comemoram sucesso de transplante da filha que comoveu cidade de SP

Da redação com G1
VIA

Júlia Abrame com os pais Antônio Sérgio e Adriana Abrama - Foto: Arquivo Pessoal/Adriana Abrame)
Júlia Abrame com os pais Antônio Sérgio e Adriana Abrama – Foto: Arquivo Pessoal/Adriana Abrame)

Os pais da pequena Júlia Abrame de Oliveira, moradora de Tatuí (SP) e que motivou uma fila gigante em outubro do ano passado para doação de medula óssea, comemoram o sucesso do transplante de medula óssea da filha.

Júlia está internada desde fevereiro no hospital Santa Marcelina, em São Paulo, onde passou por um transplante de medula óssea no dia 15 de fevereiro.

Como a família não encontrou um doador 100% compatível, o transplante foi feito com o pai, que tem 50% de compatibilidade.

Ao G1, a mãe Adriana Abrame conta que os médicos informaram que os exames da garota apresentaram uma melhora na produção de células, o que indica que a medula “pegou”.

Segundo Adriana, a notícia veio extraoficialmente nesta quarta-feira (28) com a visita da equipe médica.

Júlia Abrame comemora sucesso de transplante de medula óssea - Foto: Arquivo Pessoal/Adriana Abrame
Júlia Abrame comemora  – Foto: Arquivo Pessoal/Adriana Abrame

“Desde o transplante ela apresentou uma melhora gradativa. Claro que teve reações, mas ela foi melhorando e ela já está com produção de célular normalmente. Quando o médico entrou e deu parabéns porque a medula pegou, eu fiquei emocionada demais”, disse.

Um exame comprovou oficialmente que o corpo aceitou a nova medula nesta quinta-feira (29). A alta hospitalar para continuar com o tratamento em casa deve acontecer nos próximos dias, diz a mãe.

“Como ela praticamente nasceu de novo, vai precisar de cuidados e ainda tomar uma medicação forte. A alta deve sair na próximo segunda-feira (2), mas como ela terá que ir ao hospital com frequência, continuaremos em São Paulo. Só depois desse processo que voltaremos para Tatuí”, diz.

Ainda de acordo com Adriana, uma festa será feita para comemorar o “renascimento”.

‘Faria de novo, mil vezes’
O pai da Júlia, Antônio Sérgio de Oliveira, disse ao G1 que o sentimento é de gratidão após ter feito o procedimento de doação de medula para sua filha.

“O sentimento agora é de gratidão. A gente faz tudo pelos nossos filhos. Então, pela minha filha, eu faria de novo, mil vezes se fosse necessário, a doação de medula óssea. O que importa é que ela fique bem e se recupere”.

Doença
Júlia foi diagnosticada com leucemia há seis anos e os pais lançaram uma campanha nas redes sociais em busca de um doador de medula óssea, já que nem a irmã mais nova é 100% compatível.
Como não encontraram um doador compatível e o organismo da menina não suporta mais quimioterapia, os médicos sugeriram que Júlia fosse submetida ao transplante de medula haploidêntico, que é feito com alguém 50% compatível. No caso, o doador foi o pai.

Transplante Segundo a oncologista Luíza Milare, que acompanha o tratamento da garota no Hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) em Sorocaba (SP), o transplante haploidêntico tem sido uma solução apontada pelos especialistas, já que a chance de encontrar um doador 100% compatível é uma a casa 100 mil.

“O haploidêntico é uma solução apontada pela medicina para os casos que não são curados com quimioterapias e pessoas que não encontram o doador 100% compatível. Para fazer é necessário que a Júlia zere sua medula com quimioterapia e depois faça o procedimento. A pessoa que doará também é submetida a uma série de exames”, explica.

Campanha para cadastro de medula óssea mobilizou centenas em Tatuí - Foto: Arquivo Pessoal
Campanha para cadastro de medula óssea mobilizou centenas em Tatuí – Foto: Arquivo Pessoal

Mais de 1,6 mil pessoas formaram uma fila para se cadastrar como doador de medula óssea para ajudar a Júlia no dia 28 de outubro. O mutirão foi organizado no Centro Médico de Especialidades Médicas (Cemem) por uma amiga da mãe da menina, que é enfermeira e se sensibilizou pela história.

“Fiquei emocionada com tanto amor e carinho das pessoas que se mobilizaram para ajudar uma criança, muitos nem a conhecem, mas deixaram de lado seus afazeres e enfrentaram uma fila para se cadastrar. Além dessas pessoas, recebi mensagem de outros estados e até da Argentina e Dubai, dizendo que fizeram o cadastro para ajudar a Júlia. Eu só tenho a agradecer”, conta emocionada.

Adriana conta que, além das pessoas que se cadastraram, cerca de 400 pessoas foram dispensadas, pois havia acabado os kits para coleta de sangue.

“A campanha estava prevista para acabar às 17h, mas soubemos que antes desse horário já havia acabado os kits e então tiveram que dispensar as pessoas que estavam na fila”, explica.

Relacionadas

Governo bloqueia R$ 2,9 bilhões do Orçamento para cumprir meta

Beneficiado pela arrecadação recorde do início de ano, o Orçamento de 2024 terá um bloqueio de R$ 2,9 bilhões em gastos discricionários (não obrigatórios),...

Daniel Alves paga fiança de 1 milhão de euros e já pode deixar a prisão em Barcelona

O jogador brasileiro Daniel Alves, condenado a quatro anos e meio de prisão pelo estupro de uma mulher, pagou nesta segunda-feira (25) a fiança...

Remédios devem ficar 4,5% mais caros a partir de abril

O preço dos remédios deve ficar 4,5% mais caros a partir de abril. O reajuste anual dos medicamentos deve repor a inflação, segundo estimativa...

STF derruba carência para autônoma receber salário-maternidade do INSS

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou - por 6 votos a 5 - o direito de trabalhadoras autônomas, sem carteira assinada, de...

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS

Serviços tradicionalmente oferecidos pela Caixa Econômica Federal, o Programa de Integração Social (PIS), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) e o...

Projetos querem alterar lei para proibir prisão de quem vive sem trabalhar e não pode se sustentar

Pelo menos três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional pedem para revogar o trecho da Lei de Contravenções Penais, de 1941, que...

Lula critica impedimento de candidatura da oposição na Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (28) que ficou surpreso com o impedimento do registro da candidatura de Corina Yoris...

Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue

O Ministério da Saúde contabiliza mais de 2 milhões de casos de dengue no Brasil em 2024. Do total de 2.010.896 casos prováveis, 682...

Serviços postais nacionais e internacionais serão reajustados em abril

Os serviços postais realizados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Brasil passarão por reajuste de 4,39%, a partir do dia 3 de...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas