Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Saúde | O que fazer para aumentar o colesterol bom
SAúDE E BEM-ESTAR

Saúde | O que fazer para aumentar o colesterol bom

FONTE
VIA

Imagem: colesterol hdl
Como melhorar o colesterol bom | Foto: Reprodução/Google

Para melhorar o colesterol HDL, também conhecido como colesterol bom, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras boas, como abacate, castanhas, amendoim e peixes gordos, como salmão e sardinha.

O colesterol HDL atua retirando moléculas de gordura do sangue, que quando se acumulam podem causar problemas como aterosclerose e infarto. Assim, a recomendação é de que os valores de HDL estejam sempre acima de 40 mg/dL, tanto em homens quanto em mulheres.

O que fazer para aumentar o colesterol bom

Para aumentar a concentração de colesterol HDL no sangue deve-se consumir alimentos ricos em gorduras boas, como:

  • Peixes gordos, como salmão, sardinha e atum, pois são ricos em ômega-3;
  • Sementes como chia, linhaça e girassol, pois também são fontes naturais de ômega-3, além de serem ricas em fibras;
  • Frutas oleaginosas como castanha-de-caju, castanha-do-pará, amendoim, nozes e amêndoas;
  • Abacate e azeite, por serem ricos em gorduras insaturadas, que ajudam o colesterol.

Sintomas de colesterol HDL baixo

O colesterol HDL baixo não produz nenhum sintoma como sinal de alerta, mas é possível suspeitar estar com os níveis de colesterol bom baixos caso estejam presentes fatores como: excesso de gordura abdominal, falta de atividade física regular e consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras ruins, como frituras, fast foods, salsichas, biscoito recheado e comida pronta congelada.

Nestes casos, é recomendado ir ao médico e fazer um exame de sangue para avaliar os níveis de colesterol, iniciando um tratamento adequado, caso seja necessário. Em geral, após seguir as recomendações do médico e do nutricionista, após cerca de 3 meses deve-se repetir o exame e os valores de colesterol devem ter baixado ou voltado ao normal.

O HDL pode pode ficar baixo devido a fatores genéticos que influenciam a sua produção pelo fígado, e devido a maus hábitos de vida, como ser sedentário, ter uma má alimentação, estar acima do peso adequado, ter triglicerídeos altos, fumar e usar medicamentos que alteram a produção hormonal, como os corticoides.

Crianças com colesterol HDL baixo geralmente têm história de doença cardiovascular na família ou estão muito acima do peso, consomem muito açúcar e não praticam nenhuma atividade física. Nesse caso, o exame de sangue para o colesterol deve ser feito a partir dos 2 anos de idade.

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas