Agora MT Mundo Sem explicações, Trump demite Tillerson e anuncia Mike Pompeo como secretário de...
MUNDO

Sem explicações, Trump demite Tillerson e anuncia Mike Pompeo como secretário de Estado dos EUA

Da redação com G1
VIA

Ex secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson - Foto: SIMON MAINA / AFP
Ex secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson – Foto: SIMON MAINA / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu Rex Tillerson e anunciou, nesta terça-feira (13), Mike Pompeo como o novo secretário de Estado dos EUA. Em sua declaração, o presidente não deu explicação para a mudança.

O cargo de diretor da CIA, que até agora pertencia a Pompeo, ficará com Gina Haspel, a primeira mulher a assumir o posto.

O anúncio foi feito por Trump em seu Twitter. “Mike Pompeo, diretor da CIA, vai se tornar nosso novo Secretário de Estado. Ele fará um trabalho fantástico! Obrigado, Rex Tillerson, por seu serviço! Gina Haspel vai se tornar a nova diretora da CIA, e a primeira mulher escolhida para o cargo. Parabéns a todos!”

Até então diretor da CIA, Mike Pompeo vai assumir cargo de secretário de Estado nos EUA - Foto: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Até então diretor da CIA, Mike Pompeo vai assumir cargo de secretário de Estado nos EUA – Foto: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

A saída de Tillerson representa uma grande mudança na equipe de segurança nacional, e ocorre em meio a delicadas negociações com a Coreia do Norte, conforme aponta o jornal “Washington Post”.

Tillerson retornou de uma viagem ao continente africano horas antes do anúncio de Trump.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas